A batata doce pode ser usada em muitas receitas, cozidas, assadas, como purê, doce de batata, frita, enfim, a variedade é enorme. O chips de batata doce é uma delícia, mas a minha forma preferida de comer batata doce é assada.

Gostava muito quando meu vô colocava a batata para assar na brasa do fogão a lenha, a casca fica queimadinha e o sabor da batata parece ficar muito melhor. Mas fazer a batata na brasa fica difícil hoje em dia, talvez na churrasqueira. Enfim, tentando reviver a infância inventei de fazer a batata assada no forno.

Aproveite que estava assando um bolo, lavei a batata, fiz furinhos nela com um garfo  enrolei papel alumínio em volta, e foi ao forno. Ficou cerca de uma hora e pouquinho, saiu quentinha e molinha. Você pode fazer um teste com uma faca para ver se ela está assada o suficiente, e assim que tiver macia no centro é só retirar.

Assada a batata pode ser usada como acompanhamento de carnes, ou como eu comer assim mesmo, com uma colher. Tem quem goste ainda serviu polvilhada com açúcar e canela.

E você, como gosta de batata doce?