O Temperando está voltando a ativa aos poucos, ainda tímido e cansado da mudança, ou melhor, das mudanças dos últimos tempos, mas cheio de novidades.
E para voltar em estilo hoje recebemos a ilustre presença da querida Melina, atualmente mais conhecida como a mãe do Miguel. A Melina é colega de profissão, escreve muitooooo e tem muitos dotes culinários e fotográficos, e a receita que ela vai compartilhar hoje é um espetáculo.
Couscous Marroquino
Essa é uma receita especial pra gente. Um casal de amigos nossos, que se mudou para looonge, sempre servia como entrada nos encontros e sempre tivemos vontade de aprender. Temos meio que uma memória afetiva deste prato, rs.. Um dia tive coragem de pedir a receita e eis que o segredo é não ter receita. Há sim um passo a passo e a quase necessidade da hortelã, mas o toque final, as quantidades e a composição depende dos gostos da família – sim, é um prato deliciosamente preparado à quatro, seis ou oito mãos! Aqui vai a nossa sugestão, mas a variedade de legumes que podem ser acrescentados vai do gosto do cliente .
Ingredientes:
– 1 1/2 xícara de chá de couscous marroquino (eu usei o de caixinha, que se acha em mercados e mercadões)
– 1 litro de água
– 1 cubo de caldo de legumes
– 1 cenoura cortada em cubinhos pequenos
– 1/2 xícara de uvas passas
– 2 colheres de sopa de hortelã picadinha
– 1 colher de sopa de cebolinha picada
– suco de 2 a 3 laranjas
– azeite
– sal
Modo de preparo:
Numa panela, ferva a água e acrescente o caldo de legumes para derreter. Separe 1 1/2 xícara do caldo pronto. No restante, acrescente a cenoura e deixe cozinhar até ficar macia, mas firme. Escorra e reserve.
Em uma travessa, hidrate o couscous com a água reservada ainda quente por 5 min (ou seguindo a instrução do fabricante). Neste caso, não foi necessário escorrer nenhum excedente de água, pois foi toda absorvida pelos grãos.
Acrescente a cenoura cozida, mexa e deixe esfriar (eu deixo direto na geladeira, coberto com filme plástico).
Próximo ao momento de servir, acrescente as passas, a hortelã e a cebolinha e misture bem. Em seguida, regue com o azeite e acrescente um pouco de sal. Por fim, vá colocando suco de laranja aos poucos – o ideal, é que equilibre com a hortelã, sem que um sobressaia sobre o outro nem que fique muito adocicado. Misture muito bem. Sirva frio ou gelado, como entrada, junto ou no lugar da salada.
Dica: nós utilizamos a versão orgânica porque encontramos no mesmo preço que a tradicional, mas a sêmola tradicional é mais amarelinha e o visual fica mais apetitoso!
No domingo, servimos com salada de folhas e tomate uva, mix de arroz branco com arroz selvagem e lascas de amêndoas e filé de frango assado com azeite e alecrim e batatas para decorar.
Não tem segredo! É um ingrediente muito versátil, que pode ser utilizado em preparações quentes ou frias. Pretendemos servir com lascas de carneiro da próxima vez. Será que ficará bom?!
* Receita e Fotos – todos os créditos para a Melina
Mel, um espetáculo a receita. Sua participação no Temperando está garantida sempre e quand quiser. Inclusive vou esperar a receita do cordeiro em lascas hein… rs rs
Beijo grande pra vc e pro Miguel!
Kelly!!! Fiquei super feliz com o convite e mais feliz ainda de ter conseguido colaborar! Obrigada!
Espero que gostem, pessoal!!!
=**