É tradição passar o Ano Novo na casa da minha vó materna, pelo simples motivo de que dia 1º é o aniversário dela e todo mundo passa junto.

Tradição também é fazer churrasco no dia 1.º, sagrado. Desde que me conheço por gente é assim, no primeiro dia do ano tem churrasco na casa da vó e a tarde mil e dois parentes aparecem para cantar parabéns para a vó, que é uma querida e amada por todos.

Esse ano, na ceia da virada eu e a mãe ficamos responsáveis por fazer alguma coisa. Optamos por mais do mesmo. Nada de inovações, fomos do convencional para não ter erro.

Fizemos uma mesa de frios, saladas e fomos do básico stogonoff com arroz e batata palha.

A mãe fez o strogonoff, e eu montei os pratos dos frios….

O primeiro prato eu montei com Azeitonas Pretas, Ovos de Codorna, Azeitonas Verde, Palmito, Kani e Queijo Prato.

O segundo era pra ser uns espetinhos estilo capreses, mas eu não encontrei a mussarela de búfala, então fiz com tomates cerejas cortados pela metade e um nozinho de mussarela. Deu pro gasto. Você pode temperar com azeite e também colocar manjericão em cada um dos espetinhos, ou mesmo regar com um molho de manjericão.

O terceiro prato foi montado com salame hamburguês, presunto e mussarela.

Fica uma delícia temperar os frios com ervas, ou mesmo orégano e limão, eu optei por não temperar porquê não sabia se todo mundo ia gostar.

Montei ainda , um prato de salada metade foi de rúcula com tomete seco e queijo (que era pra ser a mussarela de búfala, mas não achei), e a outra metade com agrião e cebolinhas minis em conserva.

Teve também barquetes com salpicão. As barquetes eu ajudei a mãe fazer (prometo pegar a receita da massa e postar depois). O salpicão foi feito meio a “olhometro”. Peito de frango cozinho e desfiado, azeitonas picadas, palmito picado bem pequeno, picles picadinho, milho, maionese e creme de leite (mais creme de leite que maionese), uma acertadinha no sal e pimenta. Eu gosto bem molhadinho. Monto as barquetes na hora de servir, pra não ficar mole.. Eu AMO! O salpicão pode ser feito com maçã verde, abacaxi e passas também, fica bem bom, mas o pessoal aqui não curte muito, preferi não arriscar…

A outra salada eu fiz com alface americana picadas grosseiramente, cenoura ralada, tomatinhos cerejas ao meio (eu tiro sempre a semente –odeio semente de tomate), e queijo parmesão ralado.

Eu não temperei a salada, fiz três molhinhos e deixei separado para cada um temperar como quiser.

Molho 1 – mostarda, orégano, limão, azeite e um pouquinho de água.

Molho 2 – iogurte natural, limão e azeite.

Molho 3 – copiei daqui.

Ficou bem bom.. Vou ficar devendo a foto do strogonoff. Acho que já tinha bebido umas coisinhas a mais e esqueci. Hahah.. Falando em bebidinhas, essa é mais uma novidade que vamos ter, com participação especial da little sis, que é craque nos drinks. Aguardem!!!

Ahhhhh.. Olha o que eu fiz com os palitos para dar um ar mais glamoroso ficar mais bonitinho. Colei em uma das pontinhas umas missanguinhas dourada transparente.

Não ficou um LUXO!?!