Nhoque de Batata

Como boa descendente de italiano domingo é dia de massa. Lembro-me muito bem dos domingos da minha infância, quando íamos para a casa dos meus avós na fazenda minha vó sempre fazia gostosuras e uma delas era o macarrão caseiro com o molho delicioso de frango caipira tudo preparado no fogão a lenha. A melhor macarronada ever. Escrevendo este post parece que até a casa ficou com o cheirinho da macarronada da minha vó, tão vívida é a lembrança dos melhores dias da minha infância.

Hoje a receita não é de macarrão e nem da macarronada da minha vó, pois essa tenho certeza que ninguém fará igual. Para hoje temos nhoque, uma das minhas massas preferidas e a queridinha de domingos em casa.

Ingredientes:
1/2 kg batata (eu prefiro a batata Asterix, aquela de casca avermelhada/rosa, pois é menos aguada, mas se não tiver pode ser qualquer tipo de batata)
1/2 xícara (chá) de farinha de trigo
1 colher (chá) de sal
1 colher (chá) de manteiga
1 gema

Modo de preparo:
1.Descasque as batatas e pique-as em cubos.
2. Cozinhe as batatas em água e sal até ficar al dente, não pode ficar muito mole não. Ou de preferência faça no microondas, pois a batata ficará menos úmida, não absorverá água. Como fazer? Depois de picadas coloque as batatas em um saco plástico e dê um nó firme, fazendo furinhos pequenos no saquinho. Coloque no microondas em potência alta por uns 5 minutos. Verifique se as batatas estão macias. Se for necessário coloque mais alguns minutos no micro-ondas (de minuto em minuto de preferência). Aguarde esfriar m pouco (uns 2 minutinhos) antes de abrir o saquinho completamente.
3. Depois de cozidas, amasse as batatas e deixe esfriar.
4. Junte os demais ingredientes, deixando a farinha por último. Se achar necessário acrescente mais farinha até que a massa não grude nas mãos.
5. Pegue um pouco da massa, faça um rolinho, tipo uma cobrinha e vá cortando o nhoque no tamanho que preferir. E reserve em uma superfície enfarinhada.
6. Em uma panela grande coloque água e sal e deixe ferver.
7. Quando a água ferver vá acrescentando os nhoques e quando eles subirem à superfície retire com uma escumadeira e coloque em um refratário com um pouco de molho para não grudarem.
8. Após cozinhar todos os nhoques, cubra com molho e sirva com um queijinho.

O molho é de sua preferência. Um molho ao sugo, um molho branco, quatro queijo, bolonhesa, funghi, ou de frango, que foi a minha escolha para este dia.

Molho de frango
Ingredientes:
250gr de peito de frango moído
1 cebola pequena picada finamente
1 tomate médio sem sementes picado
1 dente de alho picado
1 xícara de molho de tomate
Sal e pimenta a gosto.
Modo de Preparo:
1. Aqueça um panela com um fio de azeite e coloque o frango para fritar. Quando estiver bem frito reserve.
2. Na mesma panela coloque mais um fio de azeite e frite o alho e a cebola até dourarem. Acrescente o tomate e refogue até começar a desmanchar.
4. Adicione o molho de tomate e o frango, com um pouquinho de água, e deixe até ferver.. Acerte o sal e a pimenta. Se você preferir um molho um pouco mais ralinho é só adicionar um pouco mais de água.

Bom apetite.