Bolo de Chocolate ou Nega Maluca

Feriado se aproximando e o dia das crianças me faz lembrar a minha infância e os bolos da minha mãe, que sempre fazia sucesso. Eu amava o bolo de chocolate, a famosa nega maluca que minha mãe fazia.

INGREDIENTES

PARA O BOLO:

  • 3 ovos
  • 1 xícara (chá) de óleo
  • 2 xícaras (chá) de farinha de trigo
  • 2 xícaras (chá) de açúcar
  • 1 xícara (chá) de chocolate em pó
  • 1 xícara (chá) de água quente
  • 1 colher (sopa) de fermento em pó
  • 1 colher (café) de bicarbonato de sódio

PARA A COBERTURA:

  • 1 caixa de leite condensado
  • 1 colher (sopa) de manteiga
  • 4 colheres (sopa) chocolate em pó
  • ½ caixa de creme de leite

MODO DE PREPARO

1. Na batedeira bata bem os ovos (clara e gemas) até ficar um creme bem fofo.

2. Quando estiver dobrado de tamanho e tiver formado um creme bem aerado, junte o óleo aos poucos, batendo sempre.

3. Misture a farinha, o açúcar e o chocolate (peneirados juntos). Então, vá adicionando essa mistura ao creme, intercalando com a água quente.

4. No final, junte o fermento em pó  e o bicarbonato.

5. Despeje a massa em uma forma untada e enfarinhada e asse em forno médio (180º), por aproximadamente 40 minutos (esse tempo varia de forno para forno).

 Dica 1 – Se for desenformar o bolo é bom forrar a forma com papel manteiga, para ter certeza que não vai grudar no fundo.

 Para a cobertura:

1. Em uma panela misture o leite condensado, a manteiga e o chocolate em pó. Cozinhe em fogo médio mexendo sempre, como se fosse fazer um brigadeiro.

2. Quando estiver consistente desligue o fogo e adicione o creme de leite.

 Cubra o bolo e salpique granulado.

NEGA MALUCA - PEDAco

Super cheirinho de infância!

70 Comentários
  1. Esse Chocolate em Pó, qual você indica para ficar bem escuro o bolo, eu sempre usei o nescal, mais não fica escuro assim.

    1. Eu compro cacau em pó. EU gosto um da marca Harald e compro em loja de produtos para confeitaria, mas se vc usar cacau em pó, desses de caixinha que compra no mercado já fica bem escuro o bolo!

  2. depois de muitas buscas sem sucesso, encontrei esta receita maravilhosa, sempre da certo, e o resultado é delicioso, a criançada sempre pede bis, obrigada por postar a receita.

  3. Fiz subiu subiu qdo deu 40 min ele tava lindo. Qdo abri o forno furei no meio era como se visse um balão esvaziando diante dos meus olhos. Tava cru no centro. O q será q posso ter feito errado?

  4. Maravilhoso, acabo de fazer, coloquei 1 lata de creme de leite inteira para ficar bem molhadinho, mas para isso apurei um pouquinho mais com o leite condensado.

  5. A principio achei que não iria dar certo por conta do bicarbonato, achei que iria ficar muito doce por causa da cobertura, MAISSSSSSSSS orei antes rsrs e deu tudo certo ficou muito gostoso, é uma otima opção para vender tbm, fiz a receita dobrada e ficou alto o bolo. BOM, BONITO E BARATO.

  6. Maravilhoso…..fofinho….obrigado….recheie com ganache e morangos e cobri c ganache raspas de chocolates e alguns morangos….

  7. Fiz a receita dobrada com dois tabuleiros! Que bolo lindo!!! Cresce bem! Apesar de ficar meio tortinho na crescida, porque meu forno e ventilado! As vezes, acontece ! Melhor fazer o bolo em forno nao ventilado! Assim , coInhara mais tranquilo sem queimar!!! Ficou uma delicia!

  8. Bom dia, estou a dois dias a procura de uma nega maluca que me enchesse os olhos de vontade fazer, achei essa!! Mas para mim não está aparecendo os ingredientes…estou precisando com urgência. Alguém poderia me passar???
    Obrigada

  9. Quando vi a foto, me deu agua na boca. Estou fazendo, espero q de certo! Diminui o açúcar fiquei com medo de dar errado. Depois volto a falar se deu certo.

  10. eu estou fazendo a nega maluca agora mas ela esta tipo cozinhado borbulhando eu queria saber se è asim mesmo to cm mego de dar erado é asim mesmo??

  11. adorei amei a receita acabei de faze-lo ficou muito bom até a calda deixei no pronto brigadeiro , obrigada pela receita

  12. A primeira vez que fiz essa receita deu tudo errado 🙁 o bolo cozinhou borbulhando e transbordou da forma! Aí resolvi fazer de novo troquei de forma, usando uma maior e deu tudo certo 🙂
    Ficou divino, bem fofinho e saboroso!

  13. Fiz o bolo e não sei onde errei. Foi um desastre. Tive que jogar fora. Além de transbordar na assadeira e sujar o forno não assou nada. Estou com medo de tentar fazer de novo. 🙁

    1. Õlá Tânia, não sei o que pode ter dado errado. Já fiz muitas vezes e sempre dá certo e como vc pode ver pelos comentários o pessoal tbém!

  14. O meu não deu certo! Fiz exatamente como descrito na receita, ele subiu muito e transbordou! Agora estou aqui, com a casa cheirando queimado e todos os ingredientes desperdiçados! Na semana passada minha mãe havia feito, e aconteceu o mesmo, mas eu achei que ela havia feito algo errado! Bem feito pra mim! 2 tentativas sem sucesso! Não faço mais!

  15. Gostaria de saber qual é o ponto dessa água fervente, pois desejo fazer um para a festinha de final de ano para a minha turma

  16. Genial esta torta!!!muchas gracias por la receta, yo reduje la cantidad de huevo puse 1 solo pero quedo hermoso!! y riquisimo!!

    1. Vi outra receita igual a esta mas que leva 3 xícaras de farinha de trigo. Talvez seja a quantidade de farinha de trigo.

  17. Eu detestei,depois que já tinha feito a massa que vim ler os comentários…murchou todinho,ficou muito feio,devia ter colocado mais farinha de trigo, talvez tivesse melhorado…fiz igual a receita pedia,mais não deu certo não. Minha receita pessoal da bem mais certo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.