Marmita Descomplicada: Como organizar as refeições da semana

MARMITA DESCOMPLICADA: COMO ORGANIZAR O MENU SEMANAL | temperando.com

Se você é novo nesse mundo das marmitas e de como organizar as refeições da semana não deixe de conferir essas dicas fácei e super úteis para iniciar o seu planejamento e aprender como organizar as refeições da sua semana para assim dominar a técnica da “marmita descomplicada”. 

Você está pensando em planejar o seu menu semanal e procurando soluções de como organizar as refeições da semana mas não sabe nem por onde começar? Eu bem sei que essa tarefa pode ser desafiadora no começo, já passei por isso também. Há algum tempo eu faço essa organização e planejamento das refeições e garanto que se torna mais fácil com os anos.

Sempre que eu tenho tempo eu mostro no Instagram como eu organizo as refeições da semana aqui em casa e me como programo para ter tudo mais fácil par enfrentar a correria do dia-a-dia. Percebi que muitas pessoas tem interesse pelo assunto e que o que para mim hoje é tão simples e fácil, não é para outros. Recebi muitas perguntas e resolvi falar mais sobre o assunto.

CÁRDAPIO SEMANAL - versão para impressão de cardápio para planejamento semanal das refeições

Eu costumo organizar as refeições de acordo com a semana que terei. Se for uma semana mega corrida eu já deixo tudo pronto,  até as refeições já devidamente porcionadas e montadas para a semana toda. Se for uma semana ok, eu preparo os itens que vão compor as refeições e vou montando as marmitas aos poucos e quando precisamos. Agora, se for uma semana mais tranquila, eu pré-preparo os ingredientes, deixo separado o que vou usar, muitas vezes já cortado e higienizado e deixo para preparar as receitas no dia de comer. Mas demorou para eu chegar nesse ritmo de organização.

PORQUE TER UM MENU SEMANAL

Os motivos  para ter um menu semanal e como organizar as refeições da semanal varia de acordo com as necessidades de cada um. Seja para facilitar o dia-a-dia, perder peso, manter uma dieta mais saudável, economizar e se manter no orçamento destinado para as compras e alimentação. Cada um tem o seu motivo, mas a meta final é a mesma: se organizar da maneira mais fácil e eficiente possível.

COMO ORGANIZAR AS REFEIÇÕES DA SEMANA: O COMEÇO

O primeiro passo é se organizar. Pegar o seu calendário e analisar para quantos dias você vai cozinhar e quais refeições irá fazer.  Marcar no seu calendário os seus compromissos e de sua família e ver os dias em que não precisará se preocupar com a refeição por conta de um evento. A partir desse primeiro passo você conseguirá definir o quanto terá que preparar para a semana e decidir como deseja fazer isso.

CLIQUE AQUI PARA BAIXAR O SEU MENU SEMANAL PARA IMPRESSÃO

Em casa temos estabelecido que o “jantar de hoje é o almoço de amanhã”. Ou seja, eu sempre me preocupo com as receitas para o jantar, faço a mais para sobrar e preparamos os almoços da semana com base no que temos na geladeira, preparamos uma salada ou sanduíche. Esse é o hábito canadense que incorporamos, a refeição que todos sentam a mesa é o jantar, mas no seu caso pode ser o almoço.

TER UM BANCO DE RECEITAS

Sabendo os dias que você precisa cozinhar, o próximo passo é separar o que irá preparar e é nessa hora que ter um banco de receitas é super importante. Selecionar o que você e sua família gosta de comer e ter separado receitas chaves e sugestões daquilo que pretende fazer. Tenha uma sessão de receitas no seu computador ou um caderno/fichário com as receitas que mais gosta. Aqui no blog, por exemplo, todas as receitas tem a opção de impressão e você pode montar o seu fichário com as suas preferidas.

Preencha no seu calendário as receitas que pretende servir no dia específico.Você pode fazer o planejamento semanal, quinzenal ou mensal, dependendo de quantas vezes pretende ir ao mercado. Tendo as receitas em mãos é fácil preparar a sua lista de compras.

APROVEITE PROMOÇÕES E UTILIZE O QUE TEM EM CASA

Primeiro planeje o seu menu primeiramente utilizando tudo o que você tem em casa. Procure receitas que esvaziem a sua despensa e geladeira. Assim você evita disperdício e economiza nas compras. Outra ideia bacana é se planejar de acordo com as promoções do mercado e produtos da estação. É época de abóbora e a carne moída está em promoção? Então no menu vai ter escondidinho de carne moída com abóbora.

INCORPORE NOITE TEMÁTICAS PARA FACILITAR NO MENU

Para variar o cardápio e tornar a escolha das receitas mais fáceis é interessante criar noites temáticas para os dias da semana. Fica aqui algumas sugestões:

Segunda – Noite Vegetariana (sem carne)

Terça – Opção com peixe

Quarta – Frango ou Massa

Quinta – Receita clássica que amamos

Sexta – Fun Food (Pizza, tacos, comida mexicana, nachos..)

Personalize de acordo com o estilo de vida e preferências da sua família.

INSPIRE-SE

Use a internet a seu favor e seja criativo. Procure novas receitas e teste novos sabores. Procure nos blogs de receita, Pinterest, nas redes sociais e não tenha medo de testar.

Outra ideia é procurar livros de receitas bacanas e com receitas prática como por exemplo os livros da Rita Lobo, Jamie Oliver.

Ama aquele arroz da amiga. A carne de panela da tia é a melhor da vida. Contacte seus amigos e parentes e colete as receitas favoritas que você já provou por ai. Se a família e amigas estiverem no clima, crie um grupo de whatsapp para troca de receitas dos dia-a-dia.

NÃO SE ESTRESSE

Torne tarefa de como organizar as refeições da semana em algo prazeroso. Não pense demais e faça aquilo que estiver ao seu alcance. Não desista. A cada semana que passa a tarefa vai ficando mais fácil. O seu acervo de receitas vai ficando maior e o seu trabalho vai diminuindo.

Espero que as dicas tenham sido úteis.

Tem alguma dúvida? O que você acha mais difícil na tarefa de como organizar as refeições da semana? Deixe um comentário para eu poder te ajudar.

NÃO PERCA NENHUMA DAS RECEITAS DO TEMPERANDO:
YOUTUBE  /  FACEBOOK  /  INSTAGRAM  /  GOOGLE+  / PINTEREST  /  TWITTER
VEJA MAIS RECEITAS AQUI
5 Comentários
  1. AMEI AS DICAS, CONFESSO QUE ESTOU TENDO ME ORGANIZAR E DE INCIO ESTOU TENDO DIFICULDADE COM O TEMPO, PARA PRA COZINHAR… MAS SEI QUE LOGO ME ORGANIZO AFINAL ESTOU AMANDO ISSO.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.