Feijoada

“Winter is back!” É  isso pessoal, inverno chegou, foi embora e voltou. Está bem frio para as bandas aqui do sul e tudo que a gente que nesse friozinho são comidinhas quentes, no maior estilo comfort food e tem coisa mais brasileira do que feijoada? Apesar de que feijoada é unanimidade quase que o ano todo, mas para mim é muito melhor no frio.. Aquele caldeirão de feijoada fumegando no fogão a lenha da casa da minha avó, não tem lembrança melhor.

A minha receita de feijoada não é das mais originais, é uma feijoada a la minha moda, um pouco mais leve (se é que isso é possível!!).

FEIJOADA | www.temperando.com

 

Imprimir

Feijoada


Scale

Ingredientes

  • 1/2 pacote de feijão preto
  • 2 calabresas cortadas em rodelas
  • 200gr de bacon cortado em cubos médios
  • 200gr de costelinha de porco defumada
  • 200gr de costelinha de porco fresca (procure pedaços com menos gordura e mais carne)
  • 250gr de carne seca
  • 4 dentes de alho picado
  • 1 cebola grande picada em cubinhos
  • suco de um limão
  • 2 folhas de louro
  • sal e pimenta

Modo de Preparo

  1. Coloque o feijão de molho na noite anterior.
  2. Primeiro temos que preparar a carne seca. Dessalgar*. Depois de dessalgada, coloque a carne em uma panela de pressão, cubra com água e leve ao fogo. Depois que pegar pressão deixe por 30 minutos. Deixe esfriar. Retire toda a gordura. Desfie e reserve.
  3. Cozinhe o feijão preto com as folhas de louro, sem deixar cozinhar muito, porque vamos terminar o cozimento do feijão com os demais ingredientes.
  4. Tempere a costelinha de porco fresca com sal, pimenta e o limão. Deixe marinando por pelo menos 30 minutos. Frite a carne em uma frigideira bem quente com um pouco de azeite. Descarte o óleo. Reserve as costelinhas.
  5. Frite a calabresa. Reserve.
  6. Frite o bacon, descarte o excesso de gordura. Reserve.
  7. Todas as carnes prontas e o feijão previamente cozido. Em uma panela grande coloque o bacon e a calabresa, adicione a cebola e o alho e deixe fritar até dar uma douradinha. Adicione as demais carnes (carne seca, costelinha frita, costelinha defumada), e dê uma refogada, adicionando na sequência o feijão.
  8. Deixe cozinhar até que incorpore o gosto de todos os ingredientes até que o feijão esteja no ponto. Acerte no sal e pimenta.
  9. Sirva com arroz, rodelas de laranja e uma couve refogada.

 

* COMO DESSALGAR A CARNE SECA

Eu faço de duas formas. A primeira quando eu tenho mais tempo e a segunda de emergência.

FORMA TRADICIONAL

Essa é a melhor forma de dessalgar a carne seca. Um dia antes de usar, corte a carte em pedaços menores e deixe de molho na água fria na geladeira. A cada 4 (quatro) horas troque a água, deixado de molho por no mínimo 12 horas.

FORMA EMERGENCIAL

Corte a carne seca em cubos médios, coloque na panela e cubra com água. Leve ao fogo até ferver/pegar pressão, deixando ferver por cerca de 8 minutos. Escorra a água e repita a operação mais quatro vezes.

Depois de dessalgada, qualquer que seja o método utilizado. Cozinhe a carte na pressão por 30 minutos. Escorra a água, retire a gordura e desfie a carne.

2 Comentários
  1. Sinto que você deve ter esquecido a quantidade de pessoas para a feijoada. Muito importante em qualquer receita.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.