Coalhada Seca

Outra opção ótima para uma noite árabe é Coalhada Seca, que nada mais é que um tipo de iogurte/queijo sem o soro, o que a deixa mais consistentes. É ótima para servir com pães, torradas, quibe, em sanduíches, com saladas, enfim, a variedade é grande

O tempo te preparo é um pouquinho longo, então se você quer servi-la no jantar de amanhã, o preparo tem que começar hoje a noite, sempre com um dia de antecedência, isto porque primeiro você irá ter que coalhar o leite, ou seja, fazer um iogurte, depois você vai ter que deixar por pelo menos 8/10 horas descansando para retirar o soro.

Lembra da receita de iogurte/ iogurte grego que eu dei aqui? Então o princípio é o mesmo. Basicamente, você faz o iogurte (que tem mais soro), ai coloca para escorrer e faz o iogurte grego (um pouco menos de soro), deixa escorrendo mais tempo e tem a coalhada seca (quase nada de soro).

Coalhada Seca | www.temperando.com
Imprimir

Coalhada Seca


Scale

Ingredientes

  • 1 litro de leite integral (mas você pode usar o semi desnatado ou desnatado)
  • 1 pote de iogurte natural (sem sabor nenhum)
  • 2 colheres (sopa) leite em pó (opcional)

Modo de Preparo

  1. Em uma panela coloque o leite para esquentar em fogo brando, mexendo de vez em quando até começar a levantar fervura então desligue.
  2. Deixe o leite esfriar. Aqui que é o pulo do gato, o leite não pode estar quente demais, nem frio demais, o ponto certo (sem usar termômetro) é quando você conseguir colocar o dedo no leite e suportar o calor por uns 10 segundos.
  3. Então, numa vasilha separada dilua o leite em pó com um pouquinho do leite e depois acrescente o iogurte e mexa até diluir bem.
  4. Acrescente a mistura no leite já no ponto ideal.
  5. Se você tiver iogurteira, coloque nela e siga as instruções de uso. Eu tenho uma que faz cerca de 1 litro de iogurte e acho bem prática.
  6. Não tem iogurteira?! Vamos lá. Coloque toda a mistura de leite em um recipiente bem limpinho e com tampa. Tampe bem. Envolva a tigela em uma toalha de mesa, e coloque dentro do forno, por cerca de 8 horas. Está pronto o seu iogurte.

Coalhada Seca:

  1. Para a coalhada vai ser necessário retirar o soro.
  2. Com o iogurte pronto, separe uma peneira e um recipiente que a encaixe bem.
  3. Cubra a peneira com um pano bem limpinho, que você vai usar só para fazer iogurte e/ou coalhada. O ideal é que seja um pano meio fino, uma fralda, ou um saco de algodão.
  4. Coloque, cuidadosamente, o iogurte sobre o pano, amarre bem e pendure na torneira da pia ou do tanque e deixe escorrer o soro. Quanto mais tempo a coalhada ficar pendurada escorrendo mais consistente ficará a coalhada. Eu deixo normalmente umas 6 horas no mínimo.
  5. Quando estiver consistente, tempere com sal e um pouco de azeite, mexendo bem.
  6. Sirva com um fio de azeite por cima.

Coalhada Seca | www.temperando.com

26 Comentários
  1. Qual é o ponto da coalhada antes de colocar no pano para escorrer? Eu tentei fazer e ele ficou como um iogurte bem ralinho e acho que iria passar todo pelo pano 🙁

    1. Boa tarde. É parecido com o ponto do iogurte natural que foi usado para fazer a receita, bem consistente. Deve-se tomar cuidado como dito na receita com a temperatura do leite, pois o calor é importante para a fermentação mas calor em excesso matará as bactérias necessárias para ocorrer o processo. Deixe descansar em um lugar onde o calor será mantido nas oito horas de descanso e seu iogurte estará perfeito para iniciar o processo da coalhada seca. Espero ter ajudo, grande abraço.

    2. Helen, é exatamente o que o Wengler disse. Se o leite estiver muito quente ele não irá fermentar de forma devida, vai ficar mais ralinho. Se você quiser tentar coar em um coador de café (aquele estilo Melita) também dá certo. Uma vez que fiz ele ficou mais ralo eu coloquei no coador e o soro separou bem.

  2. Life hack… Eu uso coador de café de papel e o porta filtro. Só passa o soro. e acabou joga fora… nem precisa limpar.

  3. Fiz do jeito q vcs ensinaram, e acrescentei além do sal (ajisal) coloquei tbm pimenta calabresa, orégano seco, azeite, cebola desidratada, salsa desidratada e pimenta do reino…todos aqui em casa adoraram!

  4. Gente eu faço exatamente assim… A única coisa q faço diferente é a forma de escorrer o soro. Vou tentar passar por foto aqui. Muito prático e higiênico. Eu uso um pote grande de plastico tipo pra guardar pão de forma e um coador de pano e cubro com a tampa do pote. Não consigo enviar fotos.Espero q tenha sido útil. Abraço

  5. Eu faço todo esse processo e na hora de escorrer coloco o pano dentro do escorredor de macarrão ou uma peneira de cozinha coloco dentro de uma panela e ponho na geladeira, recolho o soro e faço pão caseiro, fica uma delícia! Se quiserem posto a receita.

  6. Eu tive uma idéia talvez ajuda mais em todo esse processo da coalhada seca.
    Se eu já comprar essa coalhada vendida comercialmente e depois apenas coar para tirar o soro. Eu acho
    que estarei facilitando as coisas, eu não fiz. Mas gostaria da opinião de todos.
    Grato.

  7. Eu faço a coalhada seca, escorro o soro usando uma coador de papel grande, depois coloco na geladeira a noite e no dia seguinte , a coalhada já seca e tempero com sal e azeite, fica uma delicia. aprendi usar esse método com uma senhora Libanesa.

  8. Eu twnto fazer mas os ioguetes naturais que vwm nos mercados agora, parece que colocam gelatina e acabam deixando a coalhada com uma consistência.meio gosmenta.

    1. Verdade… os iogurte naturais hoje em dia não são mais tão naturais. A grande maioria tem conservantes que deixam a consistência gelatinosa e gosmenta. O único natural mesmo que ainda consigo comprar para fazer a coalhada seca é o iogurte Integral da Nestlé, do potinho azul.

    2. Quando fizer seu iogurte, separe um pouco, tipo 100ml, e faça seu novo iogurte com ele. Só comprei uma vez para fazer, depois uso o meu mesmo. E também pode congelar esse que você separa. Boa sorte!

  9. Ola, uma dúvida: qual a validade da coalhada seca na geladeira após aberta? Ja fiz em casa e quando eu coloco só sal percebo que com uns 5 dias ela vai ficando estranha, meio rosada, e quando coloco azeite percebo que dura mais tempo.

    Obrigada desde ja

    1. Eu li em outros blogs de receitas que dura até 1 semana na geladeira – mas tem que estar num pote esterilizado e bem fechado, e se misturar um pouco de azeite dura um pouco mais. Eu não testei pra saber se é isso mesmo. E pelo que as pessoas comentam, se ficar levando pra mesa pra servir e depois guardando de volta na geladeira vai estragar mais rápido.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.