Panquecas Americanas

No maior estilo americano, nostalgicamente e relembrando os tempos de estada nas terras canadenses, resolvi fazer de café da manhã essas panquecas americanas. Elas são diferentes das panquecas tradicionais brasileiras, que são fininhas. Essas panquecas ficam altas e fofinhas. São ótimas na minha opinião.

INGREDIENTES:

  • 150g de farinha de trigo
  • 1 pitada de sal
  • 1 pitada de bicarbonato de sódio
  • 2 colheres (chá) de fermento em pó
  • 2 colheres (sopa) de açúcar refinado
  • 1 ovo
  • 200 ml de leite
  • 1/2 colher (sobremesa) de essência de baunilha

MODO DE PREPARO:

1. Misture  a farinha, o açúcar, o sal e o fermento e peneire.

2. Adicione o ovo, o leite e a baunilha e com um batedor (fouet), misture bem até que fique uma massa cremosa.

3. Aqueça uma frigideira antiaderente com um pouco de óleo. Coloque um pouco de massa, irá formar bolhas na superfície e dourar na parte inferior, quando já estiver dourada e a panqueca firme, vire e deixe dourar do outro lado. Faça o mesmo procedimento até acabar a massa, e se for necessário unte a frigideira com óleo novamente.

Dicas:

– A primeira vez que fui fazer sozinha, tinha na minha cabeça o conceito da panqueca habitual (crepe) fininha para rechear, e acabei errando as primeiras, deixando queimar etc. Então o que eu fiz para dar certo: usei como medida uma colher de servir grande, coloquei a massa no centro da frigideira e com as costas da colher fui espalhando a massa para formar a panqueca redondinha do tamanho que eu queria. E assei-as em fogo baixo.

– O ideal é manter as panquecas aquecidas, então conforme forem ficando prontas, disponha-as em um  prato sobre uma panela de água quente até terminar de preparar todas.

Sirva com  mel, maple syrup  (xarope de bordo – love Canadá), xarope de milho (Karo),  geleia (é, não tem mais acento!), ou frutas frescas, como essas ai…

* A receita eu não lembro onde peguei, estava anotada no caderninho to do que eu tenho.

Um ótimo domingo para todos vocês!

 

3 Comentários

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.