Como fazer Iogute e o famosinho Iogurte Grego

Eu adoro iogurte, sem gostei de fazer em casa o meu próprio iogurte, sem corante, açúcar e essas coisas todas de produtos industrializados.

Taí que chegou ao Brasil o famoso iogurte grego que tá todo mundo falando. Você não conhece?! Calma colega, é só um iogurte, a diferença é a consistência, beeeeeeem cremoso. Dizem que é mais rico em proteína, por outro lado tem mais gordura. Ainda não vi a versão light do queridinho, mas confesso que eu gosto bastante.

O preço é bem salgadinho comparado aos iogurtes comuns. É melhor? É sim, mas será que vale tudo o que cobram!? Ai depende da impressão de cada um. Eu gosto, eu compro. Mas eu cozinho também, já faço o iogurte tradicional em casa, porque não testar o famosinho?!

Ai que eu pesquisei  e percebi que na realidade ele é mais consistente assim porque não tem tanto soro no iogurte, é como se fosse, em palavras simples, um iogurte drenado. Não sei se o que vendem por aí é feito assim ou eles colocam amido para engrossar, o fato que não é um bicho de sete cabeças fazer em casa, para quem já faz o normalzinho é quase mamão com açúcar.

Imprimir

Como fazer Iogute


Scale

Ingredientes

  • 1 litro de leite integral (mas você pode usar o semi desnatado ou desnatado)
  • 1 pote de iogurte natural (sem sabor nenhum)
  • 2 colheres (sopa) leite em pó (opcional)

Modo de Preparo

  1. Em uma panela coloque o leite para esquentar em fogo brando, mexendo de vez em quando até começar a levantar fervura então desligue.
  2. Deixe o leite esfriar. Aqui que é o pulo do gato, o leite não pode estar quente demais, nem frio demais, o ponto certo (sem usar termômetro) é quando você conseguir colocar o dedo no leite e suportar o calor por uns 10 segundos.
  3. Então, numa vasilha separada dilua o leite em pó com um pouquinho do leite e depois acrescente o iogurte e mexa até diluir bem.
  4. Acrescente a mistura no leite já no ponto ideal.
  5. Se você tiver iogurteira, coloque nela e siga as intruções de uso.. Eu tenho uma que faz cerca de 1 litro de iogurte e acho bem prática.
  6. Não tem iogurteira?! Vamos lá. Coloque toda a mistura de leite em um recipiente bem limpinho e com tampa. Tampe bem. Envolva a tigela em uma toalha de mesa, e coloque dentro do forno, por cerca de 8 horas.
  7. Quando já estiver firme está pronto o seu iogurte. Só armazenar na geladeira.
  8. Se você for fazer outras vezes, pode guardar um pouco do iogurte anterior para a próxima receita.

E o iogurte grego?:

  1. O iogurte grego, como eu disse antes é o iogurte normal filtrado, por isso que ele é mais espesso e cremoso, porque perde parte do soro que tem no iogurte.
  2. Com o iogurte normal pronto, separe uma peneira e um recipiente que a encaixe bem.
  3. Cubra a peneira com um pano bem limpinho, que você vai usar só para fazer iogurte e/ou coalhada. O ideal é que seja um pano meio fino, eu sugiro uma fralda.
  4. Coloque, cuidadosamente, o iogurte sobre o pano.
  5. Cubra deixe na geladeira por cerca de 2 a 4 horas.
  6. Coloque o iogurte em um recipiente e mexa bem. Pronto, agora vc tem o seu homemade Iogurte Grego.
  7. Dica: Escolha um bom iogurte para começar a sua produção, isso evita que o iogurte fique muito ácido, já aconteceu comigo várias vezes, então sempre um iogurte de boa qualidade ajuda.

Ficou com dúvida no passo a passo, dá uma olhadinha AQUI que tem tudo bem explicadinho e com foto. Aliás adooooooorooo o Testado, Provado e Aprovado.

Outra receita de iogurte grego que vi na internet foi ESSA, lá no Cozinha Pequena, adorei e vou testar, acho que o gosto deve ser outro, só que é um pouco mais gordinho por causa da nata.

IOGURTE GREGO

Façam e me contem!!!!

9 Comentários
  1. Testei a receita e deu certo. A única alteração que eu fiz, foi adicionar três colheres de leite em pó, ao invés de duas, conforme receita.

  2. Ola, só uma dúvida, qual a função do leite em pó? É que eu sempre faço mas sem leite em pó, queria saber a diferença que ele da. Obrigada

  3. EU SEMPRE FAÇO É SO XLOCAR NUMA PENEIRA BEM FINA QUE NÃO PRECISA DE PANINHO E RAPIDINHO ELA A COA, EU PONHO A NOITE E P2LA MANHÃ ESTÁ MARAVILHOSO E PRONTINHO É SE SERVIR …

  4. EU SEMPRE FAÇO É SO XLOCAR NUMA PENEIRA BEM FINA QUE NÃO PRECISA DE PANINHO E RAPIDINHO ELA A COA, EU PONHO A NOITE E P2LA MANHÃ ESTÁ MARAVILHOSO E PRONTINHO É SE SERVIR …

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.