Os leites vegetais são ótimas opções para que tem intolerância a lactose e o leite de coco está entre os que eu mais faço em casa. Além de todas as propriedades do coco ele é uma delícia. O leite de coco caseiro é bem diferente do industrializado, ele é mais ralo (tem a consistência para beber mesmo) e o sabor não é tão intenso e eu prefiro muito mais.

Fazer o seu próprio leite de coco é muito fácil e o resíduo que sobra depois de coado pode ser usado fresco mesmo ou você pode secar para transformar em farinha e conservar por muito mais tempo, utilizando futuramente em diversas receitas.

Claro que você pode comprar o leite de coco pronto, mas o meu lema é: fazer, sempre que possível e na maior parte das vezes, o seu próprio alimento! Nem sempre é fácil ou temos tempo, mas com toda a certeza vale cada minuto investido, principalmente quando falamos de saúde. O leite de coco caseiro é muito mais saudável e perfeito para beber com seu café, fazer um chocolate quente, uma vitamina, tomar puro mesmo,  e/ou usar em receitas.

Definitivamente, a parte mais difícil de toda a preparação é abrir o coco e retirar toda a polpa, o que não é nenhum sacrifício depois que você aprende alguns truques.

Como retirar a polpa do coco?

Se você comprar o coco inteiro vai perceber que ele tem três buraquinhos, sendo que um deles é mais macio. Então, com a ajuda de uma faca ou um saca rolhas você vai perfurar esse buraquinho e retirar toda a água.

Depois é só colocar o coco dentro do forno quente (190ºC) por uns 15 minutos ou até que a casca rache.

Enrole o coco em uma toalha e com a ajuda de um martelo dê leves batitinhas e termine de quebrar o coco. Volte o coco para o forno por mais uns 3 minutos (isso ajuda separar a polpa da casca). Depois, com a ajuda de uma faca retire a polpa fazendo pressão entre a casca e a polpa que  vai soltando. E pronto!

A polpa você vai utilizar para fazer o leite de coco, que pode ser de duas maneiras: 1) colocar a polpa em uma panela com a água e levar para ferver, quando levantar fervura desligar, esperar esfriar uns minutos e depois bater; ou 2) colocar a polpa em um liquidificador, cobrir com a água quente e bater. Eu costumo fazer da segunda maneira, mas você pode escolher.

A quantidade de água usada para bater o coco vai influenciar na consistência do seu leite. Essa é a proporção que eu gosto em casa, mas você pode bater com mais ou menos água dependendo do que você preferir. Se quiser um leite de coco mais denso, use menos água, se preferir ele mais ralo, coloque mais água. Vai ajustando conforme a sua preferência.

Receita completa do LEITE DE COCO CASEIRO:

Imprimir
clockclock iconcutlerycutlery iconflagflag iconfolderfolder iconinstagraminstagram iconpinterestpinterest iconfacebookfacebook iconprintprint iconsquaressquares iconheartheart iconheart solidheart solid icon

Leite de Coco Caseiro

  • Autor: Kelly - www.temperando.com
  • Preparo: 10 mins
  • Tempo de Cozimento: 45 mins
  • Tempo Total: 55 mins

Ingredientes

Scale
  • polpa de um coco médio (cerca de uma xícara bem cheia)
  • 3 xícaras de água quente (cerca de 750ml)

Modo de Preparo

  1. Em um liquidificador, coloque a polpa do coco e adicione a água morna. Deixe repousando por cerca de um minuto.
  2. Tampe e com cuidado (porque a água está quente) bata por cerca de 3 minutos, ou até que o coco fique bem fino.
  3. Use um coador de pano ou qualquer outro paninho fino (estilo fralda/voal) e coloque a mistura para coar. Esprema bem para retirar todo o líquido.
  4. O líquido é o seu leite de coco e está pronto. Só guardar na geladeira e consumir em até 3 dias.*
  5. A fibra que ficou no coador você pode guardar na geladeira e usar em receitas ou pode secar no forno, o que aumenta a vida útil
  6. Para secar: Espalhe bem os resíduos em uma forma e leve ao forno pré-aquecido a 150ºC por cerca de 45 minutos ou até secar bem, mexendo algumas vezes durante o processo para evitar que queime de um lado ou outro e para soltar.
  7. Guarde em um recipiente hermeticamente fechado.

Notas

*Dicas de como abrir o coco no vídeo e no texto do blog.
* Quando você colocar na geladeira pode ser que a gordura do leite se solidifique na parte superior. Se isso acontecer, misture bem para incorporar novamente, ou você pode ainda separar o creme de coco e usar separadamente.
* Se você não consumir todo o leite de coco em até 3 dias, coloque em forminhas de gelo e congele (dura até 3 meses no freezer). Quando precisar retire do freezer, descongele e use.

Gostou? Se você fizer em casa me conta o que achou ou me marca nas redes sociais com a hashtag #VinoTemperandoBlog que eu vou adorar saber!

NÃO PERCA NENHUMA DAS RECEITAS DO TEMPERANDO:
YOUTUBE  /  FACEBOOK  /  INSTAGRAM  /  GOOGLE+  / PINTEREST  /  TWITTER
VEJA MAIS RECEITAS AQUI
kellybalbinot

View Comments

  • Kelly, muito obrigada pelas receitas veganas. Sou alérgica á lactose e à proteína do leite de vaca.
    Obrigada mesmo! Você é muito talentosa.
    Abraço

  • Kelly, muito obrigada por esse blog. Amo aprender receitas saudáveis. Você tem me deixado muito feliz com as receitas, dicas, enfim, tudo. Obrigada mesmo.

  • Achei super interessante e bem prático, gostei muito vou fazer. Um abraço

  • Excelente artigo Kelly! :) Prefiro não colocar água quente no meu liquidificador de plastico, pois solta quimicas. Sabe se funciona com água de temperatura ambiente?

    1 coco rende quantas gramas mais ou menos? Obrigado!

  • Adorei a receita, e as dicas, irei fazer esse leite de coco caseiro para botar em minhas receitas essa semana santa!

  • Oi. Adorei sua receita de como fazer o leite de côco. Estava procurando e encontrei a tua. Bem explicada. Maravilha. Muito obrigada!

  • Sua receitas são top demais sempre aprendo algo maravilhoso aqui e essa de leite de coco não foge a regra valeu mesmo

Recent Posts

Cuca de Doce de Leite e Maçã

Cuca, ou cuque, é uma receita típica do sul do Brasil que foi trazida pelos…

3 anos ago

Overnight Oats – a deliciosa e saudável “Aveia Amanhecida”

Você já ouvir falar em Overnight Oats? Se a resposta for não, vou te falar…

3 anos ago

Alimentação Natural para Cães

Alimentação Natural para cães é um assunto que eu gosto muito e aderi na nossa…

4 anos ago

Como fazer Banana Bread

Banana Bread é uma receita tipicamente americana que ganhou meu coração. Na tradução literal é…

4 anos ago

Marmita Descomplicada: Como organizar as refeições da semana

Se você é novo nesse mundo das marmitas e de como organizar as refeições da…

4 anos ago

Pulled Pork Poutine

Pulled Pork nada mais é do que uma carne de porco cozida, super temperada e…

4 anos ago