Ossobuco

Para quem não conhece, o ossobuco é um corte que é tirado da canela do boi, serrado em fatias e o resultado é uma rodela e carne com um com um pedaço de osso no meio em forma de tubo (com um buraco) e no meio do osso fica o tutano. É considerada uma carne de segunda, e o preço é bem acessível e o sabor colega, é indescritível. Tem um sabor bem intenso e bem preparado fica imperdível. Já estou salivando só de lembrar. Ahh,  combina muito bem com esse clima friozinho de ultimamente.

Vale experimentar e se você fizer, volta aqui pra me falar o que achou, combinado?!

Ossobuco

Ingredientes:
3 ossobucos (peça pro seu açougueiro uns pedaços bons, em que a carne tiver bem em volta do osso)
2 cebolas picadas
2 dentes de alho amassados
3 cenouras cortadas em rodelas de uns 2 centímetros
500 ml de caldo de legumes
1 cálice de vinho branco
1 folha de louro
sal e pimenta a gosto
farinha de trigo
cebolinha a gosto para finalizar

Modo de fazer:
1. Tempere o ossobuco com o sal e a pimenta, passe farinha por toda sua superfície.
2. Aqueça a panela de pressão e coloque um fio de azeite. Quando estiver quente, frite a carne até ficar dourada. Não vai dar para fritar os três pedaços de ossobuco de uma vez. Então frite aos poucos. O importante é não mexer muito a carne até mesmo para ela não soltar do osso. Então com a panela quente frite bem um lado, depois vire, frite o outro, reserve e frite os demais pedaços de ossobuco e reserve.
3. Na mesma panela, frite a cebola e o alho, até dourar levemente, e depois refogue a cenoura ligeiramente.
4. Retorne os ossobucos à panela, adicione o vinho (hmmmm sobe um aroma muito bom nessa hora).
5. Adicione o caldo de legumes, o louro. Tampe a panela e deixe cozinhar por cerca de 30 minutos depois de pegar pressão.
6. Desligue, espere a pressão sair e sirva

Obs1. A carne vai ficar bem macia, então cuidado na hora de retirar para não soltar do osso.
Obs2: As receita de ossobuco pede normalmente para cozinhar a carne em fogo médio por horas, eu reduzi fazendo na pressão, mas você pode fazer na panela normal e cozinhar por cerca de 1 hora a 1 hora e meia.
Obs3. O prato acompanha bem um purê ou mesmo uma polenta. Esse dia fui de massa e cozinhei farfalhe. Estou louca para fazer novamente e servir com um purê de mandioquinha.

Bom Apetite!

5 Comentários
  1. Amanhã mesmo farei um ossobuco que ficará espetacular. Estou namorando as receitas desta carne ja faz um tempão. Se você tiver e-mail lhe mando a foto do prato depois.

    Bjão e sucesso.

  2. Gente recomendo fiz ficou maravilhoso minha adorou com o macarrão gravatinha igual o prato demonstrado… Uma delícia não vão se arrepender. Bjs❤

  3. Gente recomendo fiz ficou maravilhoso minha familia adorou fiz com o macarrão gravatinha igual o prato demonstrado… Uma delícia não vão se arrepender. Bjs❤

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.