Clube do vinho: O que é vinho e fatores que afetam estilo e qualidade

TUDO SOBRE VINHO: O que é vinho e os fatores que afetam estilo e qualidade

Vinho é uma bebida alcoólica preparada a partir da fermentação do suco da uva. Tecnicamente vinho pode ser feito a partir da fermentação de qualquer fruta, mas geralmente é feito da uva.

E não é qualquer uva, pois uvas viníferas são diferentes das uvas de mesa que compramos no mercado e frutaria. Em geral, as uvas utilizadas para produzir vinho são menores, sempre tem semente e são mais doces.

Uma videira leva aproximadamente um ano para produzir uvas. A colheita ocorre uma vez ao ano e no hemisfério norte é entre agosto e outubro e no hemisfério sul de fevereiro a abril.

As melhores condições para a produção de vinhos estão localizadas tanto no hemisfério sul quanto no hemisfério norte entre as latitudes 30º e 50º.  E o mundo do vinho se divide entre Vinhos do Velho Mundo (Europa) e Vinhos do Novo Mundo (outros lugares do globo).

O momento ideal de colheita depende de inúmeros fatores e pode variar de ano para ano. Fatores como condição climática, variedade e estilo do vinho a ser produzido influenciam diretamente no tempo da colheita. Por exemplo, para a produção de ice wine, que é um vinho de sobremesa, as uvas são colhidas tardiamente, depois de congeladas, pois é quando atingem o nível desejado de concentração de açúcar para a produção deste estilo de vinho.

A produção de vinho vai além da simples fermentação da uva. Vários fatores influenciam diretamente no visual, aroma e sabor do vinho.

O tipo (variedade) da uva é um fator importante na produção de vinhos. Existem muitos tipos de uvas, as quais determinam a característica do vinho, como: doçura, acidez, cor, aromas e taninos. Mas é importante lembrar que nem todo vinho produzido a partir da mesma uva, por exemplo Cabernet Sauvignon ou Chardonnay, terão o mesmo sabor ou custo, isto porque há outros fatores como o clima, as condçições climáticas de um determinado ano entre outros.

Para a o seu crescimento e produção os vinhedos necessitam de gás carbônico, luz do sol, água, calor e nutrientes, de modo que o ambiente em que a uva é cultivada afetará o estilo e qualidade. O clima tem que ser quente o suficiente para que as uvas cresçam, mas frio o necessário para que as videiras descansem (entre em latência).

Em geral, o clima nas regiões produtoras de vinho pode ser dividido em: quente, moderado e frio e tem relação com a latitude em que a região se encontra no globo terrestre.

O clima afeta dramaticamente o sabor e aroma das uvas, especialmente no que se refere a maturação. Uvas como Cabernet Sauvignon necessitam de climas quentes para amadurecerem corretamente. Sauvignon Blanc e Pinot, são uvas que se beneficiam de clima moderado e ameno.

O sabor do vinho em geral reflete o clima em foi produzido:

  • Clima quente: mais alcoólico, mais corpo, mais taninos e menor acidez.
  • Clima frio: menos álcool, menos corpo, menos taninos e maior acidez.

As condições meteorológicas, se refere a interferência das condições do tempo, seja calor, chuva, unidade, luz do sol em determinado ano e também afetam diretamente a qualidade e estilo do vinho produzido. Essas condições são decisivas quando as uvas estão crescendo, em especial amadurecendo e na época de colheita. Além dos desastres climáticos que causam grandes danos à produção, como alagamentos, granizo e ventos fortes, períodos muito frios ou quentes em um determinado ano afetam o estilo. Para amenizar as diferenças entre estilos entre um ano e outro, decorrente das mudanças climáticas, o vinicultor combina uma safra com outra ou variedades diferentes de uvas para manter consistente a qualidade, processo chamado de blending.

Solo, quantidade de água e nutrientes também influenciam na qualidade do vinho. Se tiver água em abundância a produção será maior, no entanto os sabores e açúcares serão diluídos, afetando a qualidade. No caso de locais onde as chuvas são abundantes, o ideal é que o solo seja inclinado ou de cascalho para que a água seja drenada e em regiões como pouca chuva, sistema de irrigação são essenciais. A quantidade de água tem que ser ideal para que a uva cresça com qualidade. A quantidade de nutrientes do solo também tem que ser balanceada. As videiras são tolerantes e vão crescer em uma variedade grande de solos. Solos pobres, com a quantidade certa de nutriente produzem uvas de melhor qualidade.

Processo de fabricação (winemaking) define várias características do vinho. Como e quanto será fermentado, se será envelhecido em barrica ou em tanque de inox,  se  haverá contato com as cascas no processo de fermentação e quanto tempo, se a fermentação vai ocorrer em contato com a borra ou não, entre tantos outras variantes durante o processo de fabricação influenciam na qualidade e característica do vinho, mas tudo isso será analisado mais a frente em outros posts.

Gosta de vinho? Gostou deste post? Aguarde que logo teremos muito mais sobre vinhos no blog. Me deixa uma mensagem sobre o que você quer saber sobre vinhos.

NÃO PERCA NENHAM POSTAGEM DO TEMPERANDO:
YOUTUBE  /  FACEBOOK  /  INSTAGRAM  /  GOOGLE+  / PINTEREST  /  TWITTER
VEJA MAIS RECEITAS AQUI