Como fazer ervas desidratadas no microondas {Dicas de Cozinha}

Ervas frescas são sempre melhores, mas nem sempre é possível ter ervas frescas a disposição. Muitas vezes compramos determinada erva para uma receita, usamos um ramo ou dois e sobra um monte e o que fazer? Ou você encontra uma receita para usar, ou tem que arrumar um outro meio para guardar.

Na geladeira ervas frescas não duram muito. Já dei a dica de conservar as ervas no azeite congeladas e porcionadas, mas outra opção é desidratar/secar as ervas e uma ótima (acho que a melhor) opção é fazer isso no microondas.

Ervas desidratadas no microondas são super fácil de fazer. As melhores ervas para serem desidratadas no microondas são as de folhas mais grossas e que crescem em clima quente, como por exemplo o louro, orégano, alecrim, sálvia e tomilho, isso porque os compostos aromáticos são menos voláteis, aguentando temperaturas mais altas, por isso quando desidratadas essas ervas ainda preservam bastante o seu aroma e sabor.

Já ervas mais delicadas como salsinha, coentro, manjericão e hortelã quando desidratadas perdem bastante o seu aroma e sabor, mas mesmo assim podem ser desitradatas, especialmente no microondas.

Usar o microondas para desidratar ervas além de ser prático e rápido é um excelente método. Como o alvo principal do microondas é a água, ele se torna bastante eficiente para secar ervas devido ao eficaz processo de evaporação. Além disso uma grande vantagem de usar o microondas é que ele preserva muito o sabor e cor das ervas, que quando secas no forno tentem a ficar marrom.

Resumindo: usar o microondas para secar ervas é rápido, prático e preserva muito mais o sabor e a cor.

Como fazer?

PASSO 1:  Disponha um papel toalha sobre um prato e coloque as ervas sobre o papel toalha. (DICA: separe as folhas das ervas dos talos)

COMO DESIDRATAR ERVAS - Dica de como desidratar ervas no microondas, super rápido e fácil | temperando.com #dicasdecozinha #ervas #temperos

PASSO 2: Cubra as ervas com outra folha de papel toalha e leve ao microondas na potência máxima. Comece com um minuto, e depois adicione 20 segundos por vez até que a erva esteja completamente seca. O tempo vai depender da potência do seu microondas.

COMO DESIDRATAR ERVAS - Dica de como desidratar ervas no microondas, super rápido e fácil | temperando.com #dicasdecozinha #ervas #temperos

COMO DESIDRATAR ERVAS - Dica de como desidratar ervas no microondas, super rápido e fácil | temperando.com #dicasdecozinha #ervas #temperos

Para ver se está pronto, aperte as ervas e elas devem desmanchar. Caso ainda estejam meio moles, continue secando no microondas até estar definitivamente secas.

COMO DESIDRATAR ERVAS - Dica de como desidratar ervas no microondas, super rápido e fácil | temperando.com #dicasdecozinha #ervas #temperos

PASSO 3 – Depois de secas você pode armazenar em recipientes bem fechados, ou até mesmo moer as ervas para guardá-las.

Dá para fazer com várias ervas e fica muito melhor do que as ervas secas compradas no mercado.


COMO DESIDRATAR ERVAS - Dica de como desidratar ervas no microondas, super rápido e fácil | temperando.com #dicasdecozinha #ervas #temperos

Gostou?!! Deixe um comentário ou uma sugestão e não se esqueça de curtir a Página do Temperando no Facebook e se Inscrever no Canal do Youtube! Siga também no Instagram @temperandoblog.

26 Comentários
  1. Ótima dica , fiz Pimenta calabresa e funcionou muito bem no microondas
    “O cuidado é com as mãos e o rosto”

  2. Hoje experimentei desidratar folhas de moringa oleifera para fazer pó no liquidificador. Funcionou perfeitamente.

  3. Obrigada pela dica, geralmente desidratava as ervas no forno, hoje, experimentei desidratar manjericão, orégano, salsa e coentro no mocroondas. Simplesmente amei o resultado…

  4. Eu coloquei por um minuto , pegou fogo no papel toalha e fez um barulho horrível.
    Nem sei se danificou meu microondas.

  5. Muito cuidado com o tempo que Fica no microondas tem que ficar vigiando…
    Se passar do tempo pega fogo no papel… E nas folhas secas…
    Coloquei fogo no meu microondas… Quase causei uma tragédia. Muito cuidado.

  6. Eu tentei fazer e pegou fogo dentro do micro-ondas, o papel toalha queimou,ainda bem que eu estava perto se não tinha provocado um acidente, não indico a ninguém.

  7. É super prático e rápido desidratar as ervas no microondas. Fiz com cebolinha, alecrim, manjericão e folhinhas de limão. Ficaram ótimas!

  8. Foi ótimo encontrar essa dica, cansei de perder ervas por não saber desidratar de forma eficiente. Hoje eu desidratei manjericão e ficou perfeito. Muito obrigada!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.