Um bom caldo é a BASE da cozinha. E esse Caldo Caseiro de Frango é super saboroso e vai incrementar as preparações que você fizer na sua casa. Utilizar caldo caseiro para fazer risoto, sopas, cozinhar feijão, arroz e cereais faz total diferença. Você constrói camadas de sabor utilizando um bom caldo, e agora não tem desculpa para não fazer em casa.
Quem me acompanha há algum tempo sabe do meu apego por Caldo Caseiro. Eu sempre falo que caldo é um investimento que todos deveriam fazer em casa. Investimento porque leva um tempinho, mas não custa praticamente nada ($) e é o caldo que vai dar sabor na sua comida. Ele é BASE de tudo. Se você fizer uma sopa usando um bom caldo como base vai notar quão grande é a diferença.
Em casa não uso caldo industrializado, NUNCA MAIS. De alguns anos para cá não compro nenhum tipo de caldo industrializado, por inúmeros motivos e os dois principais são: 1) saúde, o mais importante; e 2) sabor, nem preciso acrescentar nada a mais.

Preparar caldo em casa vale cada segundo do tempo investido. E uma boa tática é fazer sempre em grande quantidade e congelar em porções menores. é o que eu faço em casa. Sempre faço uma quantidade considerável, já que o trabalho de fazer 1 litro é o mesmo de fazer 7 litros e armazeno em potinhos, saquinhos ou forminhas de gelo e congelo. Assim sempre tenho um bom caldo a disposição quando preciso. Inclusive, neste post eu explico como armazenar o caldo.
Eu já postei aqui no blog a receita do meu maravilhoso CALDO DE CARNE e também de CALDO DE LEGUMES, este último com certeza é o mais simples e rápido de fazer. Você pode começar por ele e depois que você usar um bom caldo na preparação da sua comida (seja seu arroz, feijão, cozinhar sua quinoa ou sua sopa) nunca mais vai deixar de fazer, garanto. O sabor é outro! Também já fiz um post bem completo sobre a base de como preparar um bom caldo, também conhecido como fundo, vale a pena a leitura.
Aqui eu vou te ensinar uma receita simples de caldo de frango. Eu ensinei vocês aqui no blog a desossar coxa e sobrecoxa e também a desossar um frango inteiro, e são com os ossos e carcaças reaproveitadas qu vamos fazer o nosso caldo. Não é maravilhoso esse reaproveitamente e utilização do alimento como um todo? Eu mencionei nos vídeos que eu sempre guardo os ossos e a carcaça e congelo. Coloco tudo num saquinho e vou acumulando no congelador. Você pode congelar por até 9 meses as carcaças. Quando eu tenho uma quantidade de ossos e o meu caldo caseiro de frango congelado já está acabando, já trato de preparar uma nova caldeirada para não correr o risco de ficar sem.
Fazer caldo caseiro de frango pode parecer trabalhoso, mas garando que não é. O que demora, de fato, é o tempo de cocção – de 3 a 5 horas. Mas depois que tudo está na panela é só colocar em fogo mínimo e esperar que o fogão faz a mágica toda.
Há dois métodos de fazer o caldo de frango. Um deles é o fundo claro de frango que é o método utilizado nesse vídeo, onde os ossos de frango vão crus para a panela e são cozidos. Assim o caldo fica mais claro. O outro é fundo escuro de frango, o que eu prefiro e faço com mais recorrência em casa. Antes de colocar os ossos na panela, eu asso eles no forno até ficarem bem dourados e caramelizarem. Depois eles vão para a panela e adiciono a água. O processo é praticamente idêntico, com a diferença que par ao fundo escuro os ossos são assados antes e aàs vezes eu adiciono pasta de tomate para dar mais cor e sabor.
No mais, a base do caldo é a mesma.
Vamos utilizar os ossos. Além disso adicionamos Mirepoix (lê merêpoá), que nada mais é do que um aromático, que é usado para dar cor e sabor. O Mirepoix é um mix de cebola, cenoura e salsão na proporção de 50% cebola, 25% cenoura e 25% salsão (para 200 gr de mirepoix, usamos 100gr cebola+50gr cenoura+50gr salsão).
Além disso usamos outros aromáticos, podendo ser um sachê de especiarias (sachet d’épice) ou um bouquet garni, que é a escolha de hoje. O buquet garni é feito usando talos de alho poró, e no centro colocamos outras aromáticos, como o tomilho, folhas de louro, alho, talos de salsinha, entre outros e depois amarramos com um barbante, montando um buquê de especiarias, que dá sabor ao caldo.
Para o caldo do vídeo eu ainda usei uns pedacinhos de cúrcuma, que é um excelente anti-inflamatório e ajuda a incrementar o valor nutricional do caldo. Mas é totalmente opcional, eu uso de vez enquando, especialmente nos caldos que faço no inverno e uso para sopas.
O trabalho de fazer 5 litros ou 10 é o mesmo. Por isso eu normalmente faço uma quantidade maior. Para armazenar. Depois de coado o caldo eu retorno para a panela e deixo cozinhando em fogo médio até reduzir pela metade. Assim os sabores ficam mais concentrados. Espero esfriar. Coloco em recipientes ou em formas de gelo para congelar. Depois é só retirar conforme a necessidade de uso. Lembrando que o caldo reduzido é mais intenso, por isso precisa de menor quantidade, podendo ser diluido em um pouco de água quente.
Receita completa do CALDO CASEIRO DE FRANGO:
Imprimir
Caldo Caseiro de Frango
- Preparo: 20 mins
- Tempo de Cozimento: 4 hours
- Tempo Total: 4 hours 20 mins
Ingredientes
- 3 kg de ossos de frango
Mirepoix
- 200 gr de cebola, sem casca, cubos médios (ou dividido ao meio)
- 100 gr de salsão, cubos médios
- 100 gr de cenoura, descascada, em cubos médios
Buquet Garni e aromáticos
- 1 talo de alho poró,
- 2 folhas de louro
- 2 ramos de tomilho
- 1 talo de alecrim
- 5 cravos
- 5 pimentas pretas
- 1 pedaço de cúrcuma, opcional
- 5 litros de água, ou o suficiente para cobrir.
Modo de Preparo
- Prepare o buquet garni: Coloque entre o talo do alho poró o louro, o tomilho e o alecrim e amarre com um barbante, reserve.
- Espete os cravos na cebola.
- Lave bem os ossos e escorra.
- Em uma panela, adicione um fio de azeite e coloque a cebola para refogar levemente. Adicione a cenoura e os ossos e dê uma leve refogada.
- Adicione a água até cobrir os ossos. Adicione o salsão e os aromáticos (bouquet garni, pimenta e cúrcuma).
- Deixe ferver, colocando em fogo brando assim que levantar fervura.
- Sempre que necessário, escumar a superfície retirando a gordura e as
- impurezas.
- Cozinhar em fogo brando durante 4 horas.
- Coe e resfrie o caldo. Quando estiver frio, retire o excesso de gordura que formar na superfície.
- Armazenar em recipientes ou congelar.
- Dura até 3 dias na geladeira ou 3 meses congelado.
Notas
Se preferir fazer o caldo escuro de frango.Coloque os ossos em uma assadeira e leve ao forno 200ºC até dourar. Adicione o mirepoix picado a assadeira, misture bem com os ossos e retorne ao forno até caramelizar.Adicione os ossos e legumes na panela, cubra com água em temperatura ambiente, adicione os aromáticos e finalize o processo.
Para armazenar. Depois de coado o caldo eu retorno para a panela e deixo cozinhando em fogo médio até reduzir pela metade. Assim os sabores ficam mais concentrados. Espero esfriar. Coloco em recipientes ou em formas de gelo para congelar. Depois é só retirar conforme a necessidade de uso. Lembrando que o caldo reduzido é mais intenso, por isso precisa de menor quantidade, podendo ser diluido em um pouco de água quente.
NÃO PERCA NENHUMA DAS RECEITAS DO TEMPERANDO:
YOUTUBE / FACEBOOK / INSTAGRAM / GOOGLE+ / PINTEREST / TWITTER
VEJA MAIS RECEITAS AQUI

Posso usar ossos de coxa e sobrecoxas que foram assados?
Pode sim. Ele vai ter um pouco menos de sabor. Mas super aconselho o reaproveitamento. Inclusive você pode ir congelando os ossos e fazer quando tiver acumulado uma quantidade boa.
Pode sim. Ele vai ter um pouco menos de sabor. Mas super aconselho o reaproveitamento. Inclusive você pode ir congelando os ossos e fazer quando tiver acumulado uma quantidade boa.
a wonderful recipe, based on this broth I made an interesting soup and I really liked it
Gostei, muito bom não gosto desses caldos industrializados vou preparar obrogado
Gostei do seu caldo. Eu nunca refugo a cebola. Deve Ricardo muito mais saboroso. O problema é colocar os demais ingredientes, como a cenoura para selar (atrapalha a liberação de nutrientes e sabor para a água). A água fria tem essa função, mas se os ingredientes não foram selados. No caso da cebola não vejo problema. Achei muito interessante inclusive.
Obrigado fantástica receita.Amei muito,Deus te abençoe divinamente.gratidao
★★★★★