Fundo ou Caldo (Parte I) – Dica de Cozinha

Os fundos ou também chamados de caldos podem ser considerados a base da cozinha, a partir deles podemos fazer sopas, molhos e utiliza-los como meio de cozimento de vários outros pratos, como cozidos, arroz, vegetais. Reparem que muitas receitas pedem caldo de carne, caldo de frango, ou fundo de legumes e por ai vai.

Fundo ou caldo é, na realidade,  um líquido aromatizado preparado a partir da fervura de ossos/carcaça de boi/aves/peixes ou mesmo de vegetais. Ele é nutritivo e saboroso, pois a partir da fervura prolongada em fogo baixo dos ingredientes é possível extrair os nutrientes, a cor e todo o sabor. Um bom caldo/fundo é meio caminho para uma receita saborosa.

Fazer fundo ou caldo não é muito complicado, mas é demorado, o que inviabiliza muitas vezes a sua preparação no dia a dia. Mas é possível fazer de uma única vez grandes quantidades e armazenar no freezer para usar posteriormente. Posso garantir que o sabor da sua comida vai ser outro se você usar caldo caseiro ao invés de caldo industrializado.

Os caldos/fundos de carne são elaborados a partir dos ossos ou carcaças e aparas de carne, sendo que a escolha dos ingredientes é essencial para preparar um bom caldo.

As regras básicas para um bom caldo:

1) Escolher bons ingredientes, seja os ossos/carcaças ou os vegetais.

2) Iniciar sempre com água fria, cozinhar sempre em fogo baixo, em panela alta e nunca tampar.

3) Se for usar ossos, lavar primeiro para retirar qualquer resíduo.

4) Ferver sempre em fogo bem baixo (não pode ferver e evaporar o líquido).

5) Nunca adicionar sal, porque ele é neutro e vai ser utilizado em outras preparações.

CALDO OU FUNDO - entenda como fazer um bom caldo caseiro | temperando.com #dicasdecozinha #receita #caldo

A proporção normalmente seria 4 kg de ossos/carcaça para 6 litros de água, mais os legumes chamado de mirepoix (cebola, cenoura e salsão) e aromáticos (ervas).

O tempo de cozimento varia:

– ossos de boi – 8 horas

– ossos de vitelo – 6 horas

– carcaça de frango – 5 horas

– carcaça de peixes – 30/45 minutos

– vegetais – 30/45 minutos

Bem, isso é só um pouquinho para entender como funciona, tem mais, vou dividir o post para não ficar longo. Espero que você tenha se interessado em fazer fundo ou caldo em casa, vale muito a pena. Logo tem a receita de um fundo de carne!

Aguarde!

5 Comentários
  1. Gostaria de saber uma receita rápida de no máximo 1:30 preparo de caldo de fundo escuro, eu faço técnico em nutrição é preciso Fazer uma caldo pra apresentação obrigado !

    1. Olá Lucienei, na realidade o caldo para ter todas as propriedades tem que cozinhar lentamente. Mas você pode tentar fazer na panela de pressão para adiantar o processo, mas ele vai ter mais sabor que nutrientes mesmo!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.