Caldo de Legumes Caseiro

Todo mundo deveria ter o hábito de fazer caldos em casa. Os caldos são a base da cozinha e a partir deles é possível fazer inúmeras receitas. Um bom caldo garante, com certeza, um sabor especial para a sua comida como eu já falei AQUI.

Em casa não uso caldo industrializado em hipótese alguma. De alguns anos para cá não compro nenhum tipo de caldo industrializado, por inúmeros motivos e os dois principais são: 1) saúde, e este com certeza é o mais importante; 2) sabor,  os caldos e temperos industrializados vão impregnar na sua comida. Fato! 

CALDO DE LEGUMES CASEIRO

Mesmo que preparar o caldo caseiro tome um pouco mais de tempo, afirmo categoricamente que vale cada minuto investido. Eu sempre tenho caldo caseiro congelado. Quando faço em casa procuro fazer uma quantidade considerável de caldo (seja de carne – receita aqui – , legumes, peixe ou frango) e já armazeno em potinhos ou forminhas de gelo e congelo – neste post eu explico como armazenar o caldo. Assim sempre tenho um bom caldo a disposição quando preciso.

O caldo de legumes é o mais simples de fazer, pois leva menos tempo de cozimento, cerca de 45 minutos. Então não tem muita desculpa para não fazer. Enquanto você prepara o almoço de domingo consegue fazer uma caldeirada de caldo e guardar para usar ao longo da semana/até meses na preparação de sopas, cozidos, para cozinhar seus legumes, a quinoa e o seu arroz. Depois que você começar a usar um bom caldo na preparação da sua comida nunca mais vai deixar de fazer, garanto. O sabor é outro!

CALDO DE LEGUMES CASEIRO

Aqui eu vou te ensinar uma receita simples e clássica de caldo de legumes, mas para fazer o seu caldo de legumes você pode usar os vegetais de sua preferência. Sobrou os talos do brócolis ou da couve flor, guarda para o caldo. Sobrou a parte mais durinha da couve, guarda também. Sobrou meia abóbrinha, meia cebola, ou meio pedaço de qualquer outro vegetal durante a semana, guarda em um saquinho e no fim de semana usa tudo para colocar o caldo de legumes, desperdício zero!

Para o caldo de legumes tradicional usamos cebola, cenoura, salsão, umas ervas aromáticas, como o talo do alho poró, tomilho, talos de salsinha, louro e alecrim todos amarradinhos o que chamamos de buquet garni. Eu ainda gosto de usar pimenta em grãos e alguns cravos.  Nesta versão que eu mostro para vocês hoje eu ainda usei o talo de um brócolis (que sobrou e a gente não desperdiça NUNCA) e um pedaço de cúrcuma.

CALDO DE LEGUMES CASEIRO

CALDO DE LEGUMES CASEIRO

CALDO DE LEGUMES CASEIRO

No vídeo eu mostro como fazer o caldo de legumes na minha Panela Slow Cooker, o que facilita muito para fazer caldos já que é só programar e deixar cozinhando sem se preocupar, mas dá perfeitamente para fazer na panela, e eu faço muitas vezes quando quero fazer quantidades maiores, a única diferença é que tem que ficar de olho no fogo.

Receita completa de CALDO DE LEGUMES CASEIRO:

Imprimir

Caldo de Legumes

  • Autor: Kelly - www.temperando.com

Scale

Ingredientes

  • 4 litros de água
  • 2 cebolas médias
  • 2 cenouras médias
  • 1 talo de salsão
  • 1 buquet garni (dois ramos de tomilho, um ramo de alecrim, uma folha de louro, 4 talos de salsinha, talos do alho poró)
  • 5 pimentas em grão
  • 6 cravos
  • 2 dentes de alho
  • 1 talo de brócolis (opcional)
  • 1 pedaço de cúrcuma (opcional)
  • outros legumes (opcional)

Modo de Preparo

Na Slow Cook:

  1. Monte o buquet garni. Corte os legumes em pedaços médios/grandes.
  2. Coloque a água na panela. Adicione os legumes.
  3. Programe a panela para 3 horas na temperatura baixa ou 1:30 na temperatura alta.
  4. Espere esfriar*. Coe, descartando os legumes*.
  5. Armazene o caldo na geladeira por até 3 dias ou congele em porções.

Método Tradicional – Na Panela:

  1. Monte o buquet garni. Corte os legumes em pedaços médios/grandes.
  2. Coloque a água na panela. Adicione os legumes. (se preferir você pode refogar os legumes levemente com um pouquinho de azeite antes de adicionar a água)
  3. Leve para cozinhar. Quando ferver abaixe o fogo no mínimo e deixe cozinhar por 45 minutos ou 1 hora.
  4. Espere esfriar*. Coe, descartando os legumes*.
  5. Armazene o caldo na geladeira por até 3 dias ou congele em porções.


Notas

1. Eu gosto de deixar o caldo esfriar por completo antes de coar. Assim os sabores dos legumes se acentuam até que o caldo esteja bem frio.
2. Para evitar desperdício, você ainda pode utilizar os legumes cozidos para fazer uma sopa creme, só bater (as cenouras, cebola, salsão e outros legumes – descartando os ervas aromáticas, pimenta) com um pouco do caldo e temperar a gosto.

Informação Nutricional do CALDO DE LEGUMES CASEIRO por porção de 250ml:

INFORMAÇÃ NUTRICIONAL CALDO LEGUMES CASEIRO

SALVE ESTA RECEITA DE CALDO DE LEGUMES CASEIRO NO SEU BOARD DE SOPAS E CREMES!

E me siga no Pinterest para ver todas as receitas deliciosas nos meus boards por lá!
<href=”https://www.temperando.com/wp-content/uploads/2016/08/caldolegumesPINTEREST.jpg”>CALDO DE LEGUMES - Aprenda como fazer o seu próprio caldo de legumes caseiro e garanta muito mais saúde e sabor para as suas receitas e o melhor é super fácil | temperando.com #caldodelegumes #receitasaudavel #caldocaseiro
5 Comentários
  1. Kelly amei o video!! Tenho muitas dúvidas sobre quinoa… Faz um post e video sobre o cozimento da quinoa!!!
    mil bjos

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.