Frango desossado recheado é tecnicamente conhecido como Ballotine. É uma receita super saborosa e que impressiona. Por ser desossado é muito mais fácil de servir, especialmente quando você tem convidados. Esse frango desossado recheado é uma alternativa maravilhosa para o convencional frango inteiro assado de domingo.
Aqui em cada frango assado é clássico de domingo.. Faço pelo menos uma vez por semana, por conta da versatilidade e facilidade em prepará-lo. Mas hoje eu quero mostrar para vocês uma receita mais elaborada que é esse frango desossado recheado. O fato de fazer o frango já desossado e recheado facilita muito na hora de servir, além de ficar super saboroso.
Tecnicamente essa receita é chamada de Ballotine, e consiste em desossar o frango, depois rechear e assar. Normalmente o recheio é feito com a própria carne do frango moída cominada com outros ingredientes (forcemeat).
No entanto, hoje o recheio é mais leve é leva como base espinafre, queijo branco e cogumelos. Mas, você pode variar e fazer o recheio da sua preferência.
Não há necessidade de fazer com o frango inteito. Você pode usar essa mesma técnica para rechear somente as sobrecoxas, ou o peito do frango desossado (eu fiz para o Natal um Peito de Peru desossado e recheado). Aqui no blog eu já ensinei como dessossar sobrecoxa e também como desossar um frango inteiro, então fazer essa receita está ainda mais fácil. Claro que você pode comprar já o frango desossado, mas se quiser colocar a mão na massa, é só olhar os vídeos.
A parte mais complicada já está pronta, agora é só preparar o recheio, fechar, amarrar com barbante e colocar para assar. Como eu disse o recheio pode ser o da sua preferência. Dia desses preparei com linguiça toscana (somente a parte da carne, retire a pele em volta) e queijo coalho. Ficou sensasional.
Depois de recheado é só fechar, juntando as duas laterais em direção ao centro e amarrar com barbante. Nessa receita as coxas do frango estava abertas, mas você pode desossar mantendo as coxas intactas e recheá-las. Na hora de fechar o formato é mais parecido com um frango. Nesse caso fechamos em formato de cilindro, mantendo todo o recheio no centro.
Receita completa do FRANGO DESOSSADO RECHEADO:
ImprimirFrango Inteiro Recheado
- Preparo: 30 mins
- Tempo de Cozimento: 1 hour
- Tempo Total: 1 hour 30 mins
Ingredientes
- 1 frango inteiro desossado (veja como desossar aqui)
- 1 colher (sopa) de gordura (manteiga, banha ou óleo de sua preferência)
- 4 alhos, picados finamente
- 200 g shitake, picado
- 200 g de espinafre, picado
- 150 g de queijo branco, picado em cubos pequenos
- sal e pimenta a gosto
Modo de Preparo
- Em uma panela aquecida adicione agordura e deixe derreter. Adicione o alho e refogue levemente até soltar o aroma (não queremos dourar o alho).
- Adicione o shitaque fatiado e refogue. Tempere com sal e pimenta.
- Quando o shitake já estiver macio, adicione o espinafre e refogue até murchar. Acerte o sal e pimenta. Reserve até ficar em temperatura ambiente.
- Disponha o frango em uma tábua de corte com a pele virada para baixo. Com uma faca abra as parte que estiverem mais grossas e espalhe sobre as mais finas, procurando deixar o mais uniforme possível.
- Tempere o frango com sal e pimenta.
- Disponha o recheio, já frio, no centro, deixando espaço nas bordas. Coloque os cubos de queijo.
- Pegue as laterais do frango e dobre em direção ao centro para fechar, formando um cilindro.
- Amarre com barbante culinário para manter o formato.
- Coloque em uma assadeira. Cubra com papel alumínio e leve para assar em forno 200ºC por 25 minutos.
- Retire o alumínio e regue com o caldo que formar. Se não formar caldo regue com azeite.
- Diminua o forno para 180ºC e asse por mais 35 a 40 minutos até que esteja bem assado.
- Se você tiber um termômetro culinário o centro deve atingir 75ºC. Se não tiver o termômetro, faça um furo no frango com uma faca e se o caldo que sair for límpido está pronto, se for rosado deixe assar por mais um tempo.*
- Quando estiver completamente assado, retire do forno e deixe descansar por cerca de 10 minutos. Assim todos os sucos vão voltar para a carne e manter a suculência.
- Sirva.
Notas
* Lembre-se que o tempo de cozimento varia de forno para forno.
Se o seu forno tiver a função de convecção use para um assado mais uniforme e dourado.
I like the idea that we can use this same technique to stuff only the overcooked, or boneless chicken breast. This is an ideal variant for Christmas!
I like chicken rolls according to my grandmother's recipe, and I also like when there are tomatoes and cheese in a chicken roll
Gostei muito da receita, vou fazer no próximo domingo!
Adorei a receita obrigado por compartilhar deliciosas como semrpe
Muito boa essa receita parabéns deve ficar uma delícia
Adorei sem dúvidas vou preparar aqui em casa
Bom dia. Tenho curiosidade se puder me ajudar? . Fazendo este frango hoje 29/11/20, primeiro: posso congelar? Caso positivo, por qto tempo pode ficar no freezer?
Obrigado antecipadamente pelo retorno.
qrfvjq
★