Frango desossado recheado – ou se preferir Ballotine

Frango desossado recheado é tecnicamente conhecido como Ballotine. É uma receita super saborosa e que impressiona. Por ser desossado é muito mais fácil de servir, especialmente quando você tem convidados. Esse frango desossado recheado é uma alternativa maravilhosa para o convencional frango inteiro assado de domingo. 

Aqui em cada frango assado é clássico de domingo.. Faço pelo menos uma vez por semana, por conta da versatilidade e facilidade em prepará-lo. Mas hoje eu quero mostrar para vocês uma receita mais elaborada que é esse frango desossado recheado. O fato de fazer o frango já desossado e recheado facilita muito na hora de servir, além de ficar super saboroso.

FRANGO DESOSSADO E RECHEADO - Aprenda a fazer um delicioso frango inteiro desossado e recheado. #receita #frangoassado #temperandoblog

Tecnicamente essa receita é chamada de Ballotine, e consiste em desossar o frango, depois rechear e assar. Normalmente o recheio é feito com a própria carne do frango moída cominada com outros ingredientes (forcemeat).

No entanto, hoje o recheio é mais leve é leva como base espinafre, queijo branco e cogumelos. Mas, você pode variar e fazer o recheio da sua preferência.

FRANGO DESOSSADO RECHEADO - Aprenda a fazer um delicioso frango inteiro desossado e recheado. #receita #frangoassado #temperandoblog

Não há necessidade de fazer com o frango inteito. Você pode usar essa mesma técnica para rechear somente as sobrecoxas, ou o peito do frango desossado (eu fiz para o Natal um Peito de Peru desossado e recheado). Aqui no blog eu já ensinei como dessossar sobrecoxa e também como desossar um frango inteiro, então fazer essa receita está ainda mais fácil. Claro que você pode comprar já o frango desossado, mas se quiser colocar a mão na massa, é só olhar os vídeos.

FRANGO DESOSSADO RECHEADO - Aprenda a fazer um delicioso frango inteiro desossado e recheado. #receita #frangoassado #temperandoblog

A parte mais complicada já está pronta, agora é só preparar o recheio, fechar, amarrar com barbante e colocar para assar. Como eu disse o recheio pode ser o da sua preferência. Dia desses preparei com linguiça toscana (somente a parte da carne, retire a pele em volta) e queijo coalho. Ficou sensasional.

FRANGO DESOSSADO RECHEADO - Aprenda a fazer um delicioso frango inteiro desossado e recheado. #receita #frangoassado #temperandoblog

Depois de recheado é só fechar, juntando as duas laterais em direção ao centro e amarrar com barbante.  Nessa receita as coxas do frango estava abertas, mas você pode desossar mantendo as coxas intactas e recheá-las. Na hora de fechar o formato é mais parecido com um frango. Nesse caso fechamos em formato de cilindro, mantendo todo o recheio no centro.

FRANGO DESOSSADO E RECHEADO - Aprenda a fazer um delicioso frango inteiro desossado e recheado. #receita #frangoassado #temperandoblog

Receita completa do FRANGO DESOSSADO RECHEADO:

Imprimir
FRANGO DESOSSADO RECHEADO - Aprenda a fazer um delicioso frango inteiro desossado e recheado. #receita #frangoassado #temperandoblog

Frango Inteiro Recheado

  • Autor: Kelly – www.temperando.com
  • Preparo: 30 mins
  • Tempo de Cozimento: 1 hour
  • Tempo Total: 1 hour 30 mins

Scale

Ingredientes

  • 1 frango inteiro desossado (veja como desossar aqui)
  • 1 colher (sopa) de gordura (manteiga, banha ou óleo de sua preferência)
  • 4 alhos, picados finamente
  • 200 g shitake, picado
  • 200 g de espinafre, picado
  • 150 g de queijo branco, picado em cubos pequenos
  • sal e pimenta a gosto

Modo de Preparo

  1. Em uma panela aquecida adicione agordura e deixe derreter. Adicione o alho e refogue levemente até soltar o aroma (não queremos dourar o alho).
  2. Adicione o shitaque fatiado e refogue. Tempere com sal e pimenta.
  3. Quando o shitake já estiver macio, adicione o espinafre e refogue até murchar. Acerte o sal e pimenta. Reserve até ficar em temperatura ambiente.
  4. Disponha o frango em uma tábua de corte com a pele virada para baixo. Com uma faca abra as parte que estiverem mais grossas e espalhe sobre as mais finas, procurando deixar o mais uniforme possível.
  5. Tempere o frango com sal e pimenta.
  6. Disponha o recheio, já frio, no centro, deixando espaço nas bordas. Coloque os cubos de queijo.
  7. Pegue as laterais do frango e dobre em direção ao centro para fechar, formando um cilindro.
  8. Amarre com barbante culinário para manter o formato.
  9. Coloque em uma assadeira. Cubra com papel alumínio e leve para assar em forno 200ºC por 25 minutos.
  10. Retire o alumínio e regue com o caldo que formar. Se não formar caldo regue com azeite.
  11. Diminua o forno para 180ºC e asse por mais 35 a 40 minutos até que esteja bem assado.
  12. Se você tiber um termômetro culinário o centro deve atingir 75ºC. Se não tiver o termômetro, faça um furo no frango com uma faca e se o caldo que sair for límpido está pronto, se for rosado deixe assar por mais um tempo.*
  13. Quando estiver completamente assado, retire do forno e deixe descansar por cerca de 10 minutos. Assim todos os sucos vão voltar para a carne e manter a suculência.
  14. Sirva.


Notas

* Lembre-se que o tempo de cozimento varia de forno para forno.
Se o seu forno tiver a função de convecção use para um assado mais uniforme e dourado.

NÃO PERCA NENHUMA DAS RECEITAS DO TEMPERANDO:

YOUTUBE  /  FACEBOOK  /  INSTAGRAM  /  GOOGLE+  / PINTEREST  /  TWITTER
VEJA MAIS RECEITAS AQUI
4 Comentários

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.