Quibe

Aqui em casa nós somos bastante fãs de comida árabe. Esfirras, homus, tabule, pasta de beringela, charutinho, dentre tantas outras delícias. O quibe / kibe é uma das receitinhas preferidas. Olha vou dizer uma coisa, preparar o quibe fresquinho em casa é muito mais gostoso e o melhor de tudo: não tem nada de complicado não. Depois da primeira vez você vai ver que não tem erro algum, o segredo está na carne fresca moída e de boa qualidade (eu prefiro patinho e passada duas vezes na máquina), e o trigo para quibe hidratado e bem escorrido, daí o tempero colega é só dosar a gosto.

Que tal começar?!

Ingredientes:
500gr de carne moída de primeira passada na máquina duas vezes (eu uso patinho)
2 xícaras (chá) de farinha para quibe
1 cebola média picada finamente
hortelã picada a gosto (uso quase um macinho)
1 colher (sobremesa) tempero sírio (encontra-se em supermercados ou você pode usar somente pimenta)
1 colher (chá) sal.

Modo de Preparo:
1. Deixe a farinha de quibe de molho na noite anterior. Se você esqueceu ou decidiu de última hora o pulo do gato é colocar a farinha de quibe de molho em água morna, cerca de 1 horinha ela já está bem hidratada. Após, escorra bem a água, apertando com as mãos e reserve.
2. Coloque a carne em um recipiente e tempere com o sal, cebola, hortelã e o tempero sírio.
OBS.: compre a carne em um lugar de confiança e peça para moer duas vezes. Eu gosto de usar patinho por ser uma carne mais magra, mas você pode usar a de sua preferência. O cuidado com a carne deve ser dobrado quando for servir o quibe cru. Ok?!
3. Adicione a farinha de quibe aos poucos. Há quem goste do quibe mais vermelhinho, então coloque menos farinha, agora se você prefere o quibe mais marromzinho, coloque mais farinha de quibe.
4. Para servir o quibe cru, coloque em um refratário, enfeite, e cubra com um fio de azeite.


5. Ainda pode-se fazer quibe frito ou assado. Para o primeiro, molde os quibes no formato desejado e frite em óleo quente. Para o quibe assado, coloque em um refratário previamente untado com azeite, cubra com mais um pouquinho de azeite e leve assar em forno médio de 30 a 40 minutos, dependendo do forno. Antes de colocar assar eu gosto já de cortar com a faca no sentido longitudinal e assar já cortado, fica mais fácil para servir depois.

Dá ainda para rechear o quibe, vai do gosto.. Colocar num refratário untado um pouco da massa do quibe, rechear a gosto (ex:tomate e requeijão), cobrir com mais massa do quibe e assar..

Esse daí da foto acima eu modelei em formato de quibe e no lugar de fritar coloquei para assar. Fico ótimo!

Bom apetite!