Comida árabe é uma das preferidas aqui de casa, marido adora e eu sempre estou fazendo para ele. E quando eu invento de fazer comidinhas árabes, quibe não pode faltar, além das pastinhas e coalhada seca.
Eu, particularmente, acho quibe uma receita super fácil de fazer e fica mega saborosa. Dá para servir cru (tem gente que não curte, mas a gente gosta bastante em casa), assado e até mesmo frito, e todas essas versões são especialmente deliciosas.
Importante dizer que para servir o quibe cru temos que tomar um cuidado redobrado. A carne tem que ser super fresca e saber a procedência tem grande importância. O tempo de manipulação e permanência fora da geladeira deve ser mínimo e tem que ser servido no mesmo dia. Tudo para evitar contaminação.
Sobrou quibe cru, simples, só assar ou fritar no dia seguinte. Para assar é bem simples, só colocar em uma assadeira untada com azeite, colocar o quibe, regar com um pouquinho mais de azeite e colocar para assar, e se quiser rechear também dá e fica igualmente delicioso.
Você pode servir o quibe como prato principal, acompanhado de uma salada, legumes grelhados ou até mesmo como aperitivo, juntamente com pão sírio e outras pastinhas, como coalhada seca, homus (pasta de grão de bico) e babaganoush (pasta de beringela).
Veja como é fácil fazer esta deliciosa receita de Quibe:
Receita completa de Quibe, aqui:
ImprimirQuibe
Ingredientes
- 500 grs de carne moída (patinho é uma boa opção por ser magra)
- 1 xícara de farinha para trigo
- 1 cebola picada em cubos pequenos
- 1/2 xícara de salsinha picada (ou mais a gosto)
- 1/2 xícara de cebolinha picada (ou mais a gosto)
- 1/2 xícara de hortelã picado (ou mais a gosto)
- sal e pimenta a gosto
- 1 colher (chá) pimenta síria (opcional, mas recomendo)
Modo de Preparo
- Hidrate a farinha de trigo para quibe em água por pelo menos duas hora. Escorra a água, apertando o trigo com as mãos para que fique o mais seco possível e reserve.
- Em um recipiente coloque a carne fresca, adicione a farinha de trigo de quibe, a cebola picada, a salsinha, o hortelã, sal e as pimentas e misture muito bem até que esteja incorporado. Guarde em um recipiente bem fechado e armazene imediatamente na geladeira, especialmente se for servir cru.
Para servir cru:
- Coloque em um recipiente, modele da maneira que desejar e regue com azeite a gosto. Guarde na geladeira até o momento de servir.
Para assar:
- Unte uma assadeira com azeite, disponha o quibe dentro apertando nem para que assente. Reque com um fio de azeite. Asse em forno pré-aquecido 200ºC por cerca de 35 minutos, ou até dourar.
Para fritar:
- Modele o quibe da forma desejada e depois frite em óleo vegetal quente até dourar bem.
Gostou?! dá um joinha no vídeo! Deixe um comentário ou uma sugestão e não se esqueça de curtir a Página do Temperando no Facebook e se Inscrever no Canal do Youtube! Siga também no Instagram @temperandoblog.
Fico com um pouco de receio com kibe cru, mas adoro suas receitas de doces
Pode fazer ele assado também!
Eu também pensava assim mas hoje adoro kibe cru
DESCULPE EU ME ATREVER A CORRIGIR, MAS NA MINHA OPINIÃO NÃO É FARINHA DE TRIGO PARA KIBE E SIM SOMENTE TRIGO PARA KIBE.
Hummmm… muito bom
Eu não coloco cebolinha e nem salsinha.
Experimente fazer sem, acrescente canela em pó junto com a pimenta Síria e mais azeite. Aí sim, vai ficar um perfeito quibe árabe
Sirva tb com tabule, pão sírio e umas esfirras. E em uma travessinha separada, sirva folhas de hortelã, cebola cortadas em pétalas e fatias de limão.