Tomates Confitados ou Tomates Confit

Eu já falei por aqui da horta maravilhosa que meu sogro tem no quintal da casa dele. É um sonho e tem muita coisa sendo produzida ao mesmo tempo. Por esses dias estamos com a enorme produção de tomatinhos, tanto o tomate uva como o cereja. É tomate que não acaba mais e para melhorar tudo orgânico. Fala se não é uma beleza!
Esses dias eu recebi em casa um lote da safra e rolou muita salada de tomatinhos em casa, aperitivos e claro molho de tomate, aproveitando ao máximo a produção. E nessa vibe tomatinhos resolvi fazer essa receita de Tomates Confit que é ótima para servir como aperitivo com pãezinhos, torradas, com uma massa e até sobre uma pizza. Vai por mim, fica delicioso e dá para guardar na geladeira em um pote bem tampado por um bom tempo (se durar é claro).

Ingredientes:
500g de tomatinhos (usei um mix de tomate cereja e uva)
3/4 xícara de azeite
2 dentes de alho descascados e fatiados
folhas de manjericão
1 ramo de alecrim
1 colher (café) de sal

Modo de Preparo:
1. Lave os tomatinhos, seque e reserve.
2. Coloque os tomates inteiros ou divididos ao meio em uma panela, de preferência de fundo grosso para não queimar e coloque o azeite.
3. Adicione o alecrim, o manjericão , o alho e o sal e ligue o lume no mínimo.
4. Mexa de vez em quando, evitando-se ao máximo que o azeite ferva.
5. Quando a pele do tomate começar a ficar enrugadinha está pronto, como cozinha em fogo baixo é bom ter paciência porque pode demorar um tempo, até 1 hora ou um pouco mais dependendo do seu fogão.
6. O ponto ideal é que os tomates não desmanche, por isso é essencial que você não mexa muito.

Para armazenar, coloque em potes, de preferência de vidro bem limpos e esterilizados e bem tampados e guarde na geladeira.

Bom apetite!