Antepasto de Berinjela

Eu ADORO berinjela e essa é uma das minhas receitas preferidas, sempre tenho em casa e já consegui “viciar” vários amigos e familiares com esse antepasto de berinjela.

Eu sou meio suspeita para falar, mas acho muito saboroso e adoro comer com pão (gosto não se discute). Fica ótimo como salada, para servir com torradas, com uma massa ou pura mesmo como um acompanhamento.

Se você armazenar em um recipiente bem limpo e fechado dura até umas duas semanas na geladeira, então se você é como eu e gosta de berinjela já aconselho fazer em uma quantidade um pouquinho maior e guardar na geladeira, depois é só servir.

Imprimir

Antepasto de Berinjela

  • Autor: kellybalbinot
  • Preparo: 15
  • Tempo de Cozimento: 1h20min
  • Tempo Total: 1h35min
  • Rendimento: 8 1x

Scale

Ingredientes

2 berinjelas médias, cortadas em tiras finas
4 dentes de alho, fatiados finamente
1 cebola grande, em rodelas
2 tomates médios, em fatias
1 pimentão amarelo, em fatias finas
1 pimentão vermelho, em fatias finas
1 colher (sopa) orégano
Sal / Pimenta
1/2 xícara (120 ml) de azeite


Modo de Preparo

1. Forre uma assadeira com papel alumínio deixando sobras nas bordas.
2. Com os legumes já devidamente picados altere-os em camadas dentro da assadeira (berinjela, cebola, alho, pimentão, tomate) salpique sal, pimenta e orégano a gosto e finalize regando com azeite.
3. Cubra com papel alumínio, fechando bem formando uma espécie de pacote.
4. Leve ao forno médio pré-aquecido por aproximadamente 40 minutos. Após esse tempo, com cuidado retire o papel alumínio da parte de cima. A berinjela e os demais legumes já vão estar macios e vai ter juntado um tanto de água. Leve novamente ao forno até que a água tenha secado bem.
5. Retire do forno, espere esfriar e armazene em recipientes bem limpos e fechados dentro da geladeira.



Notas

Você pode adicionar azeitonas e uvas passas.

A quantidade dos ingredientes pode ser adequada de acordo com a quantidade de antepasto que você quiser preparar. Essa quantidade rende um recipiente médio.

Eu prefiro comer em temperatura ambiente, ou mais quentinho, então sempre retiro um pouco antes de comer da geladeira ou dou uma pré-aquecida. Fica ótimo como salada também, ai você pode até colocar um limãozinho por cima!

Bom Apetite!

15 Comentários
  1. Oi Kelly, obrigada pela receita, eu fiz e ficou uma delícia, errei em um detalhe, coloquei muita pimenta, além dá dedo de moça e calabresa , coloquei um pouco de pimenta do reino, ficou apimentado demais!

  2. boa tarde, gostaria de fazer para vender, mas qual a melhor forma de armazenar dentro dos vidros que tenha uma durabilidade maior.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.