Rola por aí (e quando digo aí é em muito lugar mesmo) uma campanha chamada Meatless Monday (segunda sem carne), que é uma iniciativa que estimula uma nova meneira de começar a semana, trazendo benefícios a saúde e ao planeta.
O objetivo desta campanha é, ao estabelecer um dia da semana sem o consumo de carne vermelha, reduzir as emissões de gás que causam o efeito estufa e contribuem de modo significativo ao perigoso aquecimento do planeta.
Várias instituições, empresas, hospitais, escolas e inclusives chefs de vários países já aderiram campanha e começaram a oferecer menus vegetarianos especiais em seus cardápios às segundas-feiras.
Acho super válida a iniciativa, especialmente no sentido de tentar reduzir a quantidade de consumo de carne vermelha no cardápio semanal. E já que segunda-feira é o dia nacional do recomeço, que tal aderir esse novo hábito.
Tá, aí vc me questiona, como ter uma boa refeição sem incluir carne (tem gente que é viciada mesmo em carne), e eu te responde, tem muita muita coisa gostosa por aí, e uma ideia bem bacana é esse quibe.
Não, não precisa fazer cara feia porque é proteína de soja (cuidado com o preconceito, “culega”!), porque é uma delícia, o Love que é apaixonado por carne aprovou, então, dá uma chance e vamos experimentar.
Quibe de Soja com queijo
Imprimir
Quibe de soja com queijo
Ingredientes
- 4 xícaras (chá) de proteína texturizada de soja média (gosto da marca Vitao, acha fácil em mercado.
- 3 xícaras (chá) de trigo para quibe
- 2 litros de água quente
- 2 tabletes de caldo de carne
- 400 g de queijo tipo mussarela ralado
- 3 ovos
- 1 cebola média picada finamente
- 2 tomates sem semante picado
- Cebolinha picada a gosto
- Hortelã picada a gosto
- Sal a gosto
- Tempero sírio o gosto – opcional – (encontra no mercado também, mas pode substituir por pimenta síria ou pimenta branca)
- Azeite de oliva
Modo de Preparo
- Dilua o caldo de carne na água fervente.
- Coloque a proteína e a farinha de quibe em recipientes separados e hidrate com a água fervente. Eu costumo deixar hidratando por pelo menos 1 hora.
- Escorra bem a água da proteína de soja e da farinha de quibe, aperte bem rar bem com as mãos para retirar bem o excesso de água.
- Coloque em um recipiente grande a cebola, o tomate, o queijo, a hortelã, a cebolinha e o tempero sírio e misture, adicione a farinha de quibe, a proteína de soja e incorpore bem os ingredientes. Prove e acerte o sal.
- Adicione os ovos e misture bem.
- Unte um refratário com azeite e coloque a mistura, pressionando de leve para “assentar”.
- Cubra com papel alumínio e leve para assar no forno (180 ºC) preaquecido por cerca de 20 minutos, retire o alumínio e deixe até que esteja levemente dourado.
- Sirva com uma salada.

Aí sim hein!? concordo plenamente. É uma delícia e nem dá pra perceber que não tem carne.
Essa receita"da minha amiga eu ja provei…muuuuuuuuuuito boa!!!!!