Bacalhau (estilo) Gomes de Sá

Em todas as datas comemorativas eu e o marido fazemos um jantarzinho especial ou saímos jantar só nós dois, já virou meio que tradição. Mesmo que vamos comemorar as datas com a família ou teremos festa, nós sempre fazemos algo só para nós uns dias antes.  E foi assim no Natal desse ano. Iríamos passar a Ceia e o dia de Natal na casa da minha mãe, então uns dias antes preparei um jantar para nós dois. 

Arrumei a mesa.

BACALHAU GOMES SÁ - MESA JANTAR

E, escolhi fazer bacalhau, só não sabia exatamente a receita. Pesquisei e gostei bastante de como era feito o Bacalhau Gomes de Sá. Achei várias receitas na internet e cada uma tinha um detalhe ou modo de preparo diverso da outra. Não sei de fato qual é a receita original, e dentre as receitas que li, adaptei para o meu gosto pessoal. Assim é o Bacalhau (estilo) Gomes de Sá aqui de casa. Posso dizer que o marido adorou!

 BACALHAU GOMES SÁ

 
Imprimir

Bacalhau (estilo) Gomes de Sá


Scale

Ingredientes

  • 500 gr bacalhau dessalgado
  • 650 gr batatas
  • 2 cebolas médias
  • 2 dentes de alho
  • 100 ml de azeite
  • 500 ml de leite
  • Azeitonas pretas
  • 3 ovos cozidos
  • 2 folhas de louro

Modo de Preparo

  1. Eu comprei duas postas de bacalhau dessalgado, mas se tiver somente o salgado tem que dessalgar. Lave o bacalhau em água corrente para retirar o excesso de sal e deixe de molho em água fria por no mínimo 24 horas, trocando a água pelo menos de 3 em 3 horas.
  2. Cozinhe os ovos e reserve.
  3. Em uma panela coloque o leite com o louro e deixe ferver. Quando levantar fervura coloque o bacalhau no leite e cozinhe por 10 minutos. Retire o bacalhau, espere esfriar, retire a pele e os espinhos e desfie em pedaços grandes e reserve.
  4. Descasque as batata e corte em cubos médios. Cozinhe a batata no leite até que fique al dente. Reserve.
  5. Aqueça uma panela alta, coloque o azeite e frite as cebolas e o alho até que esteja bem murchas mas sem dourar muito.
  6. Adicione o bacalhau e deixe refogar.
  7. Na sequência coloque as batatas e delicadamente mexa bem até misturar todos os ingredientes mas sem que as batatas se desfaçam.
  8. Transfira para um refratário. Corte os ovos em rodelas e disponha em cima. Coloque azeitonas pretas e sirva.
  9. Se você fizer com antecedência. Coloque no forno para gratinar e aquecer.