Bacalhau (estilo) Gomes de Sá

Em todas as datas comemorativas eu e o marido fazemos um jantarzinho especial ou saímos jantar só nós dois, já virou meio que tradição. Mesmo que vamos comemorar as datas com a família ou teremos festa, nós sempre fazemos algo só para nós uns dias antes.  E foi assim no Natal desse ano. Iríamos passar a Ceia e o dia de Natal na casa da minha mãe, então uns dias antes preparei um jantar para nós dois. 

Arrumei a mesa.

BACALHAU GOMES SÁ - MESA JANTAR

E, escolhi fazer bacalhau, só não sabia exatamente a receita. Pesquisei e gostei bastante de como era feito o Bacalhau Gomes de Sá. Achei várias receitas na internet e cada uma tinha um detalhe ou modo de preparo diverso da outra. Não sei de fato qual é a receita original, e dentre as receitas que li, adaptei para o meu gosto pessoal. Assim é o Bacalhau (estilo) Gomes de Sá aqui de casa. Posso dizer que o marido adorou!

 BACALHAU GOMES SÁ

 
Imprimir

clock clock iconcutlery cutlery iconflag flag iconfolder folder iconinstagram instagram iconpinterest pinterest iconfacebook facebook iconprint print iconsquares squares iconheart heart iconheart solid heart solid icon

Bacalhau (estilo) Gomes de Sá


Ingredientes

Scale
  • 500 gr bacalhau dessalgado
  • 650 gr batatas
  • 2 cebolas médias
  • 2 dentes de alho
  • 100 ml de azeite
  • 500 ml de leite
  • Azeitonas pretas
  • 3 ovos cozidos
  • 2 folhas de louro

Modo de Preparo

  1. Eu comprei duas postas de bacalhau dessalgado, mas se tiver somente o salgado tem que dessalgar. Lave o bacalhau em água corrente para retirar o excesso de sal e deixe de molho em água fria por no mínimo 24 horas, trocando a água pelo menos de 3 em 3 horas.
  2. Cozinhe os ovos e reserve.
  3. Em uma panela coloque o leite com o louro e deixe ferver. Quando levantar fervura coloque o bacalhau no leite e cozinhe por 10 minutos. Retire o bacalhau, espere esfriar, retire a pele e os espinhos e desfie em pedaços grandes e reserve.
  4. Descasque as batata e corte em cubos médios. Cozinhe a batata no leite até que fique al dente. Reserve.
  5. Aqueça uma panela alta, coloque o azeite e frite as cebolas e o alho até que esteja bem murchas mas sem dourar muito.
  6. Adicione o bacalhau e deixe refogar.
  7. Na sequência coloque as batatas e delicadamente mexa bem até misturar todos os ingredientes mas sem que as batatas se desfaçam.
  8. Transfira para um refratário. Corte os ovos em rodelas e disponha em cima. Coloque azeitonas pretas e sirva.
  9. Se você fizer com antecedência. Coloque no forno para gratinar e aquecer.