Como fazer arroz {Dicas de Cozinha}

Arroz é aquele tipo de preparação que muita gente morre de medo de se oferecer para fazer, com medo de que não fique soltinho, que erre a mão, mas com as dicas de hoje tenho certeza que ninguém mais vai errar o arroz.

Claro que tem muitos tipos de arroz, inclusive o parboilizado que por mais que você cozinhe nunca vai ficar “empapado”, mas eu pessoalmente não gosto, aqui em casa ou é o arroz branco normal ou o arroz integral e hoje a minha dica é de como fazer arroz branco normal.

São várias dicas pequenas que vão fazer a diferença e se você está aprendendo a cozinhar, logo de cara vai começar sabendo fazer arroz.

– Lavar ou não lavar o arroz? Bem, eu compro um arroz de boa qualidade e não lavo, hoje em dia não precisa lavar não. Antigamente se lavava o arroz porque ele vinha com muita “poeira” do refinamento o que fazia com o arroz ficasse “empapado”. Então não precisa lavar, mas se você quiser lavar o arroz pode lavar, só deixa escorrer bem a água para ficar bem sequinho. ok?

– Frita o alho ou a cebola primeiro? Depende. Se você colocar a gordura (manteiga ou óleo) na panela fria, pode adicionar o alho e assim que soltar o aroma já jogar a cebola. Nada de querer dourar o alho primeiro para dar mais gosto, a chance de você deixar amargo é grande, e para que correr o risco?, o alho solta o aroma dele no cozimento mesmo. Então aqui vai minha dica, refoga a cebola, quando ela tiver transparente junta o alho, soltou o aroma já deu! Próxima etapa! ok?

– Água quente ou fria? Quente! E pode ser um caldo também de legumes por exemplo, vai dar muito mais sabor ao arroz, mas água quente já faz o serviço. Ahhh e não precisa ser borbulhando não, é aquecida viu!

– Chama do fogão = fogo baixo depois que colocar o arroz até a água secar e sempre tampado viu!!!!! Desligou, deixa descansar 5 minutos ainda tampado e pronto!

– Faça o arroz em uma panela proporcional! não via me fazer uma xícara de arroz em uma panela enorme né! A água tem que encobrir o arroz e o ideal é que a dimensão do fundo da panela seja proporcional a quantidade de arroz.

ARROZ BRANCO -- Dica de como fazer arroz de forma fácil e para ficar sempre soltinho, afinal um bom arroz é o melhor e o grande acompanhamento da cozinha | temperando.com #dicadecozinha #arroz #acompanhamento

– Se você tiver fazendo bastante arroz em uma única panela é provável que na metade do cozimento você tenha que mexer o arroz, ou seja, pegar o arroz do fundo e colocar pra cima e o arroz de cima ir par ao fundo, senão o arroz que ficar em cima não vai cozinhar direito.

– E o mais importante, a proporção Arroz X Água = 1:2, ou seja, 1 de arroz para 2 de água (SEMPRE). Então é assim, 2 xícaras de arroz, 2 xícaras de água!! E é medida gente, não é peso. Não é 1kg de arroz e 2l de água. É 1 medida de arroz e 2 medidas de água, ok?? Vamos usar o copinho tá?

Só seguir essas dicas e o seu arroz vai ficar sempre soltinho.

Receita completa de como fazer arroz:

Imprimir

Como fazer arroz {Dicas de Cozinha}

  • Autor: Kelly

Scale

Ingredientes

  • 1 colher de sopa de manteiga ou óleo
  • 1 dente de alho picado finamente
  • 1/4 de cebola picada em cubinhos pequenos
  • 2 xícara sde arroz
  • 4 xícaras de água aquecida ou caldo aquecido.
  • 1 folha de louro e 1 ramo de tomilho (opcional)
  • sal a gosto

Modo de Preparo

  1. Leve uma panela pequena ao fogo.
  2. Quando a panela estiver aquecida, adicione a manteiga ou o óleo.
  3. Em seguida coloque a cebola e mexa para envolver com a gordura. Deixe refogar até que a cebola fique levemente transparente. Adicione o alho e deixe refogar até soltar o aroma.
  4. Na sequência coloque o arroz e mexa bem para incorporar bem o arroz com os temperos e a gordura. Refogue por 1 minuto. Adicione o sal.
  5. Adicione a água ou o caldo, coloque a folha de louro e o ramo de tomilho (opcional), Mexa levemente.
  6. Tampe a panela, abaixe o fogo para o mínimo e cozinhe até que a água tenha evaporado completamente.
  7. Desligue o fogo. Acerte o sal se necessário. Deixe o arroz descansar por 5 minutos.
  8. Em seguida mexa com um garfo para soltar os grãos e sirva!

Gostou? Deixe um comentário ou uma sugestão e não se esqueça de curtir a Página do Temperando no Facebook e se Inscrever no Canal do Youtube! Siga também no Instagram @temperandoblog.

3 Comentários
  1. Sou auxiliar de cozinha na "Garfu's" e estou pesquisando uma quantidade minima de cebola para o preparo de 15 quilos de arroz diário trabalhamos com almoço e janta, pois a quantidade que estão utilizando está muito exagerada. Eu gostaria de ter uma base que ficasse um arroz saboroso sem exageros na matéria do tempero. Como dizem o menos é mais. Você pode me ajudar? Desde já agradeço pela atenção disponibilizada.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.