Molho Branco ou Molho Béchamel

Tenho certeza que você já viu muitas receitas de molho branco ou molho béchamel por ai. É difícil dizer se existe uma receita certa, porque é molho e cada um pode dar o seu toque especial, adicionar um sabor, mas eu vou passar a receita básica, que pode servir de base para outros molhos e muitas preparações.

Além do vídeo mostrando como eu faço a receita eu vou dar várias dicas aqui no blog e você nunca mais vai ter que se preocupar com o seu molho branco. Mas, se você ainda tiver dúvida, deixe um comentário que responderei com prazer. Vamos lá?

O molho branco ou molho béchamel nada mais é do que uma mistura de leite com roux (lê Ru), que é um espessante a base de manteiga e farinha, é ele que dá corpo ao molho. Ele é fervido com uma cebola piqué (cebola com louro e cravos espetados), que dá sabor ao molho e depois temperado com sal, pimenta e noz moscada.

Eu vou dar umas dicas sobre o molho branco, para você entender direitinho como funciona a técnica, mas a receita vai estar bem explicadinha a quantidade certinha.  Vou dar a quantidade para 500ml de molho, mas se você quiser fazer mais é só dobrar!

RECEITA DE MOLHO BRANCO -- receita completa de como fazer um molho branco, com várias dicas, truques e vídeo | temperando.com #receita #molhobranco #receitaemvídeo

Algumas dicas são importantes para o seu molho sempre dar certo:

1 – Primeiro vamos falar do roux, que é a mistura de farinha e manteiga. A proporção é sempre de 1:1, ou seja, para 50gr de manteiga, 50gr de farinha. Mas é importante que a manteiga seja clarificada, senão você vai ter que usar mais manteiga, porque essa manteiga que a gente compra no mercado tem água, e ela evapora. E se a proporção não for certa, a chance do seu molho empelotar (formar grumos) é maior. Então se você for usar a manteiga normal, coloca mais manteiga, uns 50% a mais do que a manteiga clarificada.

2 – Proporção de leite e roux. Sempre usamos 10% de roux para a quantidade de leite. Então 1 litro de leite, 100gr de roux (50g de farinha e 50 gr de manteiga).

3 – Se o seu roux estiver quente, adiciona leite frio (temperatura ambiente). Se o seu roux estiver frio, o leite tem que ser quente. Assim não via empelotar!

4 – Fouet, ou batedor de arame. Não precisa usar. Mas se você for fazer uma quantidade grande de molho eu aconselho usar somente para misturar o leite no roux no comecinho, depois mexa com uma espátula para ter certeza que não vai grudar no fundo.

Entenderam? Agora tem um vídeo para ficar ainda mais fácil.

 

 

 

 

Receita completa de Molho Branco ou Molho Béchamel aqui:

Imprimir

Molho Branco ou Molho Béchamel {vídeo}

  • Autor: Kelly - www.temperando.com

Scale

Ingredientes

  • 500 ml de leite
  • 25 gr de farinha
  • 25 gr de manteiga clarificada ou 40 gr de manteiga normal
  • 1/2 cebola piqué (1/2 cebola+ folha de louro com 4 cravos espetados)
  • sal, pimenta e noz moscada a gosto

Modo de Preparo

  1. Leve uma panela ao fogo médio.
  2. Adicione a manteiga e espere derrete. Quando estiver derretida, adicione a farinha e mexa bem para envolver os dois ingredientes.
  3. Assim que levantar uma espuminha, adicione leite (frio-temperatura ambiente) aos poucos a mistura e mexa bem para incorporar.
  4. Abaixe o fogo, adicione a cebola piqué e tempere com pimenta.
  5. Continue mexendo bem, no centro e nas bordas até que o molho comece a engrossar.
  6. Retire a cebola. Tempere com sal.
  7. Mexa bem até atingir a consistência desejada.
  8. Se não for usar imediatamente, transfira para um recipiente e cubra com papel filme encostando na superfície do molho.
  9. Quando for usar, só reaquecer o molho.

Gostou? Deixe um comentário ou uma sugestão e não se esqueça de curtir a Página do Temperando no Facebook e se Inscrever no Canal do Youtube! Siga também no Instagram @temperandoblog.

RECEITA DE MOLHO BRANCO -- receita completa de como fazer um molho branco, com várias dicas, truques e vídeo | temperando.com #receita #molhobranco #receitaemvídeo