Iogurte Vegano ou Danoninho Caseiro de Morango

Difícil intitular essa receita. Poderia chamar  de danoninho caseiro, danoninho vegano, mousse de morango, mousse vegano de morango ou iogurte vegano de morango. Enfim, todos esses títulos já dão ideia do resultado dessa receita: um creme delicioso que parece um danoninho de morango ou um iogurte de morango.

Nem preciso dizer que essa receita se enquadra na categoria “não dá trabalho algum”? Realmente é super prática, deliciosa e saudável.

IOGURTE VEGANO DE MORANGO - Receita deliciosa e prática de iogurte vegano de morando que levam apenas dois ingredientes #receitavegana #temperandoblog

A base desse iogurte é de inhame, que um alimento super rico em nutrientes e deveria ser muito mais utilizado nas nossas receitas. Além de super saudável é um ingrediente bem acessível.  Aqui no blog eu já ensinei a fazer o Leite de Inhame e também um Molho Branco Vegano de Inhame que é imbatível. Vale a pena conferir essas receitas e tentar incorporar o inhame cada vez mais nas suas refeições.

E essa receita é uma excelente alternativa para quem é intolerante a lactose e também para a introdução alimentar de bebês. Aliás, fiz essa receita pensando no meu sobrinho que está em fase de introdução alimentar e já posso dizer que iremos repetir com certeza.
IOGURTE VEGANO DE MORANGO - Receita deliciosa e prática de iogurte vegano de morando que levam apenas dois ingredientes #receitavegana #temperandoblogIOGURTE VEGANO DE MORANGO - Receita deliciosa e prática de iogurte vegano de morando que levam apenas dois ingredientes #receitavegana #temperandoblogIOGURTE VEGANO DE MORANGO - Receita deliciosa e prática de iogurte vegano de morando que levam apenas dois ingredientes #receitavegana #temperandoblog

Toda a cremosidade fica por conta do inhame que é um alimento rico e amido. Depois de cozido e processado o inhame fica com uma consistência extremamente cremosa. Aqui estamos na estação de morangos e eu escolhi fazer com eles (lembrando, aproveite sempre os alimentos da estação, eles são mais saborosos e mais em conta!), mas tenho certeza que você pode bater com a fruta da sua preferência: banana, maçãs cozidas, manga, goiaba, enfim, o que você preferir.

Eu preferi fazer a receita sem açúcar. Os morangos estavam extremamente doces e funcionou para nós. Mas, talvez, você prefira adoçar um pouquinho, e você pode usar outra fruta como a banana ou memso açúcar, mel, melado…

IOGURTE VEGANO DE MORANGO - Receita deliciosa e prática de iogurte vegano de morando que levam apenas dois ingredientes #receitavegana #temperandoblogUma das propriedades nutricionais dos iogurtes são os probióticos naturais decoirrentes da ferementação. Aqui estamos imitando a consistência do iogurte e não é um alimento fermentado. Então, para incluir os probióticos e transformar em um alimento ainda mais nutritivo eu usei três cápsulas de probiótico, que aqui eu encontro facilmente nas farmácias, e você pode encontrar em farmácias de manipulação se tiver interesse. Abri as cápsulas e despejei o conteúdo no meu iogurte e misturei bem. Mas isso é totalmente opcional e não muda em nada o sabor do seu iogurte.

A receita é mega fácil, então não perca tempo e faça na sua casa.

IOGURTE VEGANO DE MORANGO - Receita deliciosa e prática de iogurte vegano de morando que levam apenas dois ingredientes #receitavegana #temperandoblogIOGURTE VEGANO DE MORANGO - Receita deliciosa e prática de iogurte vegano de morando que levam apenas dois ingredientes #receitavegana #temperandoblog

Receita completa do IOGURTE VEGANO DE MORANGO:

Imprimir

Iogurte Vegano de Morango ou simplesmente Danoninho Caseiro de Morango

  • Autor: Kelly - www.temperando.com
  • Preparo: 5 mins
  • Tempo de Cozimento: 20 mins
  • Tempo Total: 25 mins
  • Rendimento: 3 1x

Scale

Ingredientes

  • 100 gr de inhame, cozido
  • 100 gr de morango
  • 1 cápsula de probiótico (opcional)

OPCIONAL

  • açúcar, mel, maple, adoçante a gosto (se preferir mais docinho)
  • 1 colher (sopa) proteína vegetal (para a versão vegana) ou whey protein (para não vegana)

Modo de Preparo

  1. Descasque os inhames. Coloque em uma panela com água fria e leve para cozinhar.
  2. Quando estiver macio (espete com um garfo está pronto quando não houver resistência para espetar), retire do fogo e coe a água. Espere esfriar um pouco.
  3. Coloque o inhame e os morangos em um processador (ou liquidificador) e processe até a consistência desejada. (Se usar o liquidificador talvez precise coloca rum pouco de líquido -água ou leite vegetal – para ajudar a bater sem forçar o motor).
  4. Adicione o conteúdo das cápsulas de probiótico (o açúcar e a proteína se estiver usando) e bata até incorporar.
  5. Leve para a geladeira (porcione se preferir) e sirva.
  6. Dura até uma semana na geladeira.


Notas

1. Você pode usar uma banana junta para adoçar se quiser.
2. Ainda, pode ser batido com outras frutas como ameixa seca, goiaba, maçã cozida com banana, e etc.


Informação Nutricional

  • Tamanho da Porção: 65gr
  • Calorias: 50
  • Açúcar: 1.72
  • Sódio: 3
  • Gorduras Totais: 0.16
  • Gorduras Saturadas: 0.01
  • Carboidratos: 11.85
  • Fibras: 2
  • Proteína: 0.73

Informação Nutricional do IOGURTE VEGANO para cada porção de 65 gr:

E aí? Achou fácil? Vai testar? Se você fizer em casa me conta o que achou ou me marca nas redes sociais com a hashtag #VinoTemperandoBlog que eu vou adorar saber!

NÃO PERCA NENHUMA DAS RECEITAS DO TEMPERANDO:
YOUTUBE  /  FACEBOOK  /  INSTAGRAM  /  GOOGLE+  / PINTEREST  /  TWITTER
VEJA MAIS RECEITAS AQUI

IOGURTE VEGANO DE MORANGO - Receita deliciosa e prática de iogurte vegano de morando que levam apenas dois ingredientes #receitavegana #temperandoblog

8 Comentários
  1. Talvez no lugar desse proibitico, a gente possa usar na hora de bater no liquidificador um pouco do kefir de água.
    Vou testar…

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.