Esse é um molhinho delicioso! De origem italiana, o pesto trata-se de um molho frio de manjericão, cuja preparação é muito fácil e sua versatilidade infinita. Na minha opinião pesto fica bom com tudo. Carne, massas, sanduiches, aperitivos, tudo é mais gostoso com pesto… rs
Ai você pode estar perguntando porque o nome da receita é Pesto de Manjericão se a receita original é com essa erva? Bem, porque hoje em dia tem muitas variações e tem pesto de muitas outras coisas, como por exemplo de rúcula, que tem um ardidinho bem bom, mas esse fica para uma próxima conversa.
Originalmente o pesto é feito com pinholi, que tem um sabor meio amanteigado. É tipo uma noz e o preço não é dos mais camaradas então dá para substituir bem por castanha de caju ou até castanha do pará. Se você tiver os pinholis a mão, faça com eles sempre!
Se você não conhece, faça para experimentar, e se você gosta de manjericão, tenho certeza que vai se apaixonar.
Antes que me sacrifiquem, essa não é a receita original, é a receita que eu faço em casa e gosto muito!

Pesto de Manjericão com Limão
Ingredientes
- 2 xícaras de folhas de manjericão fresco (só as folhas)
- 3 dentes de alho fresco descascados
- 1/2 xícara de azeite extra- virgem
- 1/2 xícara de castanha de caju ou castanha do pará
- 3/4 xícara de queijo parmesão ralado grosseiramente
- 1/4 xícara de suco de limão
- sal e pimenta preta a gosto.
Modo de Preparo
- Lave as folhas de manjericão e seque bem, se necessário usando papel toalha.
- Coloque as folhas de manjericão e o alho em processador de alimentos e processe até que o manjericão e alho fiquem finamente picados.
- Adicione o azeite e continue processando. Se necessário retire a tampa e raspe as laterais com uma espátula.
- Adicione a castanha, o queijo parmesão, e o suco do limão e processe por mais 1-2 minutos , até que o pesto esteja bem misturado. (Eu gosto de um pesto mais grossinho, mas você pode processá-lo mais para ter um purê mais fininho)
- Tempere a gosto com sal e pimenta e pulse algumas vezes mais.
- Armazene o pesto na geladeira em um pote de vidro. Dura em média uma semana, mas se você viciar como eu, vai consumir rapidinho.
Ficou ruim, 3 alhos deixou a receita com gosto de alho demais, era pra ter apenas 1 e limão ficou demais também. deveria ser apenas meio limãozinho. Esta sua receita ficou mais puxando pro gosto do limão do que do manjericão.
O Pesto alla Genovese é ideal para acompanhar uma massa! Fica delicioso!
Concordo com o Leo
Estou aprimorando a receita! Vou publicar novas em breve!
Eu já tinha testado outras receitas e achei essa a melhor. Fiz metade da receita, rendeu muito e ficou ótimo. O limão ajuda o molho a não escurecer, dá um gostinho bom e tem muitas vitaminas. Parabéns, adorei!
★★★★★
Não foi dito que tipo de limão usar, mas pela tradição de culinária italiana suponho que seria melhor o Siciliano. Quem achou forte de limão talvez tenha usado o Galego ou o Tahiti .
Eu acho que varia de acordo com o paladar, e que a moça faz fica bom pro paladar dela, ela deu a base de receita e eu acho extraordinário isso, já que eu nem sabia como fazê-lo, e dependendo vou fazer ajustes que fique de acordo com meu paladar. Obrigada