Pesto de Manjericão com Limão

Esse é um molhinho delicioso! De origem italiana, o pesto trata-se de um molho frio de manjericão, cuja preparação é muito fácil e sua versatilidade infinita. Na minha opinião pesto fica bom com tudo. Carne, massas, sanduiches, aperitivos, tudo é mais gostoso com pesto… rs

Ai você pode estar perguntando porque o nome da receita é Pesto de Manjericão se a receita original é com essa erva? Bem, porque hoje em dia tem muitas variações e tem pesto de muitas outras coisas, como por exemplo de rúcula, que tem um ardidinho bem bom, mas esse fica para uma próxima conversa.

Molho Pesto

Originalmente o pesto é feito com pinholi, que tem um sabor meio amanteigado. É tipo uma noz e o preço não é dos mais camaradas então dá para substituir bem por castanha de caju ou até castanha do pará. Se você tiver os pinholis a mão, faça com eles sempre!

Se você não conhece, faça para experimentar, e se você gosta de manjericão, tenho certeza que vai se apaixonar.

Antes que me sacrifiquem, essa não é a receita original, é a receita que eu faço em casa e gosto muito!

PESTO


Imprimir
clock clock iconcutlery cutlery iconflag flag iconfolder folder iconinstagram instagram iconpinterest pinterest iconfacebook facebook iconprint print iconsquares squares iconheart heart iconheart solid heart solid icon

Pesto de Manjericão com Limão

  • Autor: Kelly - www.temperando.com

Ingredientes

Scale
  • 2 xícaras de folhas de manjericão fresco (só as folhas)
  • 3 dentes de alho fresco descascados
  • 1/2 xícara de azeite extra- virgem
  • 1/2 xícara de castanha de caju ou castanha do pará
  • 3/4 xícara de queijo parmesão ralado grosseiramente
  • 1/4 xícara de suco de limão
  • sal e pimenta preta a gosto.

Modo de Preparo

  1. Lave as folhas de manjericão e seque bem, se necessário usando papel toalha.
  2. Coloque as folhas de manjericão e o alho em processador de alimentos e processe até que o manjericão e alho fiquem finamente picados.
  3. Adicione o azeite e continue processando. Se necessário retire a tampa e raspe as laterais com uma espátula.
  4. Adicione a castanha, o queijo parmesão, e o suco do limão e processe por mais 1-2 minutos , até que o pesto esteja bem misturado. (Eu gosto de um pesto mais grossinho, mas você pode processá-lo mais para ter um purê mais fininho)
  5. Tempere a gosto com sal e pimenta e pulse algumas vezes mais.
  6. Armazene o pesto na geladeira em um pote de vidro. Dura em média uma semana, mas se você viciar como eu, vai consumir rapidinho.

8 Comentários
  1. Ficou ruim, 3 alhos deixou a receita com gosto de alho demais, era pra ter apenas 1 e limão ficou demais também. deveria ser apenas meio limãozinho. Esta sua receita ficou mais puxando pro gosto do limão do que do manjericão.

  2. Eu já tinha testado outras receitas e achei essa a melhor. Fiz metade da receita, rendeu muito e ficou ótimo. O limão ajuda o molho a não escurecer, dá um gostinho bom e tem muitas vitaminas. Parabéns, adorei!

  3. Não foi dito que tipo de limão usar, mas pela tradição de culinária italiana suponho que seria melhor o Siciliano. Quem achou forte de limão talvez tenha usado o Galego ou o Tahiti .

  4. Eu acho que varia de acordo com o paladar, e que a moça faz fica bom pro paladar dela, ela deu a base de receita e eu acho extraordinário isso, já que eu nem sabia como fazê-lo, e dependendo vou fazer ajustes que fique de acordo com meu paladar. Obrigada

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Recipe rating

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.