Risoto de Camarão – dia dos namorados

Eu tinha prometido uma receita gostosa para o dia dos namorados e estou entregando a tempo de fazer para o jantar. É prática, não precisa de mil panelas e com certeza vai agradar, afinal risoto é sempre uma delícia e o mais importante nesse dia dos namorados é a companhia <3 #ficaadica!

Eu sou #aloucadorisoto, sempre faço em casa e para os amigos e olhando o blog vi que nunca coloquei nenhuma receita aqui, my bad,  talvez porque risoto não seja lá um prato tão fotogênico, ou sei lá, mas enfim,  vou me redimir com louvor (cof cof cof), vou dar a receita do meu risoto de camarão preferido e com vídeo para ficar tudo mais fácil!

RISOTO DE CAMARÃO - receita passo a passo e com vídeo de como preparar um delicioso risoto de camarão | temperando.com #receitafacil #videoreceita #risoto

Agora, definitivamente, não tem desculpas para não fazer esse risoto de camarão. O preparo é simples e consideravelmente rápido para um prato tão gostoso.

Então se você estava sem inspiração ou em dúvida do que preparar no jantar de hoje, seus problemas acabaram. Corre no mercado, compra os ingredientes e ARRASA, porque há muitas formas de demonstrar amor e cozinhar é uma delas! 😉 Então prepara uma comidinha gostosa, um bom vinho, capricha na mesa e comemora o amor!  Combinado?! Ahhh e não esquece da sobremesa aquele Bolo Intenso de Chocolate de agradar qualquer um!

RISOTO DE CAMARÃO - receita passo a passo e com vídeo de como preparar um delicioso risoto de camarão | temperando.com #receitafacil #videoreceita #risoto

Se você não gostar ou não puder comer camarão, dá tranquilamente para substituir por outro ingrediente, por exemplo filé mignon, legumes, cogumelos… A lógica do preparo é a mesma!

O vídeo mostra o passa o passo bem detalhado. Aperta o play!

Imprimir

Risoto de Camarão

  • Autor: Kelly – www.temperando.com
  • Preparo: 15
  • Tempo de Cozimento: 25
  • Tempo Total: 40 minutos
  • Rendimento: 4 1x

Scale

Ingredientes

  • 110gr de manteiga (dividida 20gr para o camarão+30gr para iniciar o risoto+60gr para finalizar o risoto)
  • 400 gr de camarão
  • 1/2 cebola pequena picada
  • 1 dente de alho picado
  • 1/4 pimenta dedo de moça picada (opcional)
  • 150 gr de tomate picado (sem semente) – eu usei tomate cereja mas pode ser qualquer um maduro
  • 200 gr de arroz para risotto (arbóreo, carnarolli..)
  • 60 ml de vinho branco seco
  • 2 litros de caldo de peixe ou frango
  • 70 gr de queijo parmesão
  • 2 colheres (sopa) de salsinha picadinha
  • sal e pimenta a gosto

Modo de Preparo

  1. Tempere o camarão com sal e pimenta e deixe marinando por uns 10 minutos.
  2. Aqueça o caldo de peixe ou frango e mantenha aquecido o tempo todo da preparação (deixe em fogo baixo para não evaporar muito).
  3. Inicie fritando os camarões (lembre-se de separar uns 10 para a finalização do prato).Em uma frigideira aquecida coloque um pouco da manteiga e deixe derreter. Coloque os camarões, não tudo, apenas o suficiente para cobrir o fundo da panela. Quando ficar rosado de um lado, vire e deixe rosar do outro lado (é rápido). Não deixe cozinhar/fritar muito senão os camarões ficam “borrachudos”. Coloque os camarões fritos em um papel alumínio, feche e reserve. Repita a operação até fritar todo o camarão.
  4. Em uma panela de fundo grosso coloque 30gr de manteiga, adicione a cebola e o alho picados finamente e deixe suar (refogar sem dourar).
  5. Acrescente a pimenta (se for usar) e os tomates picados, mexa bem e deixe refogar, mexendo ocasionalmente.
  6. Quando os tomates estiverem bem refogados (desmanchando), acrescente o arroz e mexa bem para envolver com o refogado.
  7. Adicione o vinho e mexa até quase secar por completo.
  8. Adicione cerca de 4 conchas de caldo e mexa o arroz. Lembre-se de mexer nas laterais e no centro sempre. Quando estiver quase seco, adicione mais caldo e continue mexendo. Essa fase é importante, mexer o arroz e ir adicionando caldo aos pouco, isso ajuda a liberar o amido do arroz o que deixa o arroz cremoso (não precisa força – mexa levemente). Repita o processo quantas vezes forem necessárias até que o arroz esteja macio (tem que ir provando), vá adicionando caldo aos poucos (pode ser que não use todo o caldo).
  9. Quando o arroz estiver chegando no ponto (ficando macio), adicione os camarões fritos e o caldo que formou, mexa bem para envolver com o arroz. Desligue o fogo.
  10. Adicione o parmesão, mexa bem até que esteja bem derretido.
  11. Acerte sal e pimenta.
  12. Adicione 60 gr de manteiga em cubos e gelada e mexa vigorosamente para incorporar no arroz, isso ajudará a deixar mais cremoso e brilhante.
  13. Deixe descansar por uns 2/3 minutos (pode tampar).
  14. Enquanto o risoto descansa, frite os camarões que separamos para finalizar o prato. Numa panela quente coloque manteiga, adicione os camarões, quando estiver rosado vire e deixe rosar do outro lado. Reserve.
  15. Volte ao risoto, adicione a salsinha e mexa delicadamente.
  16. Monte o prato finalizando com camarões e um pouquinho de salsinha bem picada.

Faz e depois me conta como foi!!! 😉

RISOTO DE CAMARÃO - receita passo a passo e com vídeo de como preparar um delicioso risoto de camarão | temperando.com #receitafacil #videoreceita #risoto
NÃO PERCA NENHUMA DAS RECEITAS DO TEMPERANDO:
YOUTUBE  /  FACEBOOK  /  INSTAGRAM  /  GOOGLE+  / PINTEREST  /  TWITTER
VEJA MAIS RECEITAS AQUI
153 Comentários
    1. Oi Bárbara, você pode até usar o knorr, mas eu não gosto muito não porque o risoto fica com muito gosto do knorr! Eu costumo fazer o caldo. Você pode fazer um caldo simples: coloque em uma panela 2 litros de água, adicione 1 cebola grande picada em quatro partes, 1 talo de salsão (opcional), 1 dente de alho, 1 cenoura picada em rodelas grandes, talos de salsinha, 1 folha de louro, 3 grãos de pimenta branca, e talos de alho poró se tiver em casa (opcional) e leve para cozinhar, depois que começar a ferver abaixe o fogo no mínimo e cozinhe por uns 40 minutos . Você ainda pode adicionar a carcaça do camarão lavada e ferver junto, que vai dar um sabor especial. Depois é só coar e usar o caldo. Esse é um jeito simples.

    2. Pessoal, em vez de usar caldo industrializado, é muito mais fácil usar o caldo resultado do cozimento do camarão junto com um pouco de água, cenouras e cheiro verde. Pode tb usar as cascas do camarão recém limpo pra reforçar o caldo. Fiz assim e ficou maravilhoso! 😛

  1. Tava preocupada não sabia o que fazer dia dos namorados e é aniversário de casamento nunca fiz risoto …bjos

    1. Oi Tiago. Em geral conta-se 70-80gr de arroz por pessoa, considerando que vamos adicionar o camarão. Essa medida serve três pessoas comendo bem, mas se o pessoal ai bater "forte", serve 2 pessoas e sobra um pouquinho ainda!

  2. Fiz a receita só não adicionei a salsinha (esqueci de comprar), ficou muitoooo bom. O meu ficou um pouco mais seco que o seu pelas fotos, mas ainda assim estava uma delícia

    Obrigado e parabéns.

  3. Kelly, primeiro eu quero agradecer, sua receita parece apetitosa, acabei de fazer para a minha família, cinco pessoas ( almentei a quantidade), eu sou vegetariana, não como nenhuma tipo de carne, ave ou peixe, teri que acreditar nos comentários dos familiares, ficou bem bonito, estou aguardando o pessoal. BEIJOS !

    1. Oi Rogério, vc tempera os camarões e como usa o parmesão que já é salgado. Então você acerta o sal e pimenta só no final. Eu esqueci de falar no vídeo, mas coloquei um lembrete escrito!!!

  4. Kelly, foi sucesso absoluto.
    A minha esposa adorou, disse que nunca comeu um risotto igual.(Aniversário dela hj)
    De fato quase não precisou de sal no final, foi só uma pitada.
    Grato e abs.

  5. Kelly, fiz o risoto e todos gostaram. Fiz com caldo Knnor, da próxima vez vou tentar fazer com a receita do seu caldo com queijos, para saber como ficará . Adorei a receita! Parabéns!

  6. Boa noite Kelly!

    Eu adoro risoto fiz e ficou ótimo, so daria uma dica acrescentem umas duas colheres de requeijão ou 250 gms creme chesse.

  7. Meu marido amou! Fizemos aniversário de 1 ano!

    Para fazer o caldo, coloquei caldo de camarão em tablete (por um milagre consegui achar) e ficou delicioso, o problema é que pra fazer para 2 litros precisei usar 4 unidades! Obrigada por compartilhar essa receita conosco!

    1. Flávia, que bom que gostou!!!! Da próxima vez você pode usar menos caldo pronto. Se quiser fazer em casa é super fácil, só colocar 2 litros de água em uma panela, 1 cebola cortada em 4, 1 cenoura picada grosseiramente, 1 talo de salsao, 3 pimentas e grão, 3 cravos, talos de salsinha, 1 talo de tomilho e as cascas do camarão para cozinhar por uma hora em fogo baixo, ai vc tem o caldo de camarão caseiro!

  8. Gostei muito da receita!!!
    Fiz uma adaptação sugerida por uma amiga que gostaria de compartilhar. Comprei camarões frescos no litoral paulista e trouxe congelados para o interior. Utilizei as cascas do camarão e acrescentei um refogado de alho, cebola e sal para fazer o caldo e isto acentuou o sabor do camarão no risoto. Fica a dica!

  9. Parabens, o risoto pode nao ser fotogenico mas vc manteve a integridade do prato. Muita gente posta arroz colorido, enformado e chama de risoto! Risoto de verdade é como o seu…tem que espalhar no prato. Parabens! delicioso. Usei tomates italianos.

  10. Oi, amei a receita estou louca para experimentar, mais nunca fiz risoto gostaria de saber se precisa mesmo ser uma panela de fundo grosso, que eu não tenho!

    1. Olá Flávia, não precisa não. O ideal é uma panela de fundo grosso para não grudar no fundo e manter o calor. Mas você pode fazer em qualquer panela, mas tem que cuidar o fogo, não pode ser muito alto!

  11. Acabei de fazer e deu muito certo. Todo mundo adorou. Só coloquei um pouco mais de vinho. Mas ficou da hora.

  12. Boa noite! Quero preparar um risoto para um jantar romantico e gostaria de saber se tem como deixar ele " pré pronto" para finalizar na hora de comer. Como fazer? Obrigada!

    1. Kelle, demorei para responder porque estou me mudando.
      Mas vc pode fazer o preparo deixando cozinhando o arroz até metade. Ele ainda vai ficar bem durinho.
      Ai vc desliga o fogo. Quase na hora de servir você esquenta o caldo, adiciona uma concha bem cheia do caldo quente no arroz e liga a panela voltando a mexer. Quando estiver no ponto vc finaliza com o queijo e manteiga.

  13. Fiz a receita e eu e meu noivo amamos!!!

    Mas tive que fazer algumas alterações…
    – em vez do vinho branco, usei espumante seco (é o que tinha em casa rs);
    – em vez da dedo de moça, usei pimenta calabresa seca;
    – o caldo fiz com um cubinho de caldo knorr de galinha e outros ingredientes que tinha em casa (cenoura, cebola, alho, cheiro verde, pimenta) – não ficou com gosto de caldo knorr! Ufa!
    – acrescentei leite de coco quase no final da preparação… Ficou divino!

    Muito obrigada pela receita! Foi meu primeiro risoto e fiquei felicíssima com o resultado!

  14. Posso usar o majericão no lugar da salsinha na hora de finalizar?? Deve agregar saber e cheiro ao prato… o que acha??

  15. Gente o que é esse prato???!! Fiz hj e apaixonei!!! A melhor receita de todas.. ameii…
    Usei caldo de legumes pronto, usei 5 tabletes.. ao invés do alho picado, usei uma colher de alho batido que faço… ficou maravilhoso!

  16. Olá! Fiz a receita e adorei. Só mudei o caldo, coloquei o de legumes ao invés de peixe ou frango. Tb não coloquei o parmesão, e mesmo assim ficou ótimo ! Valeu!

  17. Estou casada a 5 meses, e eu e meu marido adoramos cozinhar juntos. Essa foi a melhor receita que fizemos até hoje!
    Muito obrigada por compartilhar conosco!

  18. Olá!

    Perguntas de quem não cozinha muito, mas gosta bastante…(relevem..rs)

    Posso substituir o caldo de frango por caldo de camarão?

    Fica melhor o caldo feito com as cabeças do camarão e temperos ou com aqueles sachês prontos? Açafrão vai bem nessa receita?

    Agradeço a gentileza em responder. 🙂

    1. Oi Solange,
      Fiz a receita ontem e no caldo caseiro coloquei cascas de camarão, sal, talos de salsinha, um dente de alho com casca e uma cebola cortada ao meio, ficou maravilhoso! Fica mais saboroso fazendo o caldo caseira.
      Pensei em colocar açafrão pra dar uma cor, mas o próprio tomate já deixa o prato bem colorido.

  19. Eu fiz Hoje e estava maravilhoso!
    Eu só não botei o queijo porque o pessoal aqui de casa é intolerante, mas ficou gostoso igual <3

  20. Simplesmente perfeito!

    Foi o primeiro risoto da minha vida e ficou divino!

    Todos aqui em casa aprovaram!

    Já fiz 3 vezes e cada vez fica melhor!

    Obrigada pela riqueza de detalhes na explicação da receita, faz toda diferença!

  21. Olá, fiz esse final de semana, adorei, obrigada por compartilhar a receita.

    Nunca tinha feito risoto de camarão e nem usado arroz arbóreo, e deu super certo, o camarão ficou num ponto muito bom!

    Fiz para um jantar com meu namorado, mais já quero poder fazer e convidar mais pessoas 🙂

  22. Fiz hoje, aniversário de 4 anos da minha filha…
    Nossa! Fez o maior sucesso.! Ficou melhor que a paella que geralmente faço.
    Muito obrigado pela receita! Sucesso!
    Obs: fiz para 20 pessoas, duas Wok, queria mandar a foto.

  23. Kelly, quero fazer essa receita em um jantar, para 10 pessoas. Pode me passar as quantidades que devo usar, para esse quantidade de pessoas?

    1. Em geral conta-se 70-80gr de arroz por pessoa, considerando que vamos adicionar o camarão. Essa medida serve três pessoas comendo bem, mas se o pessoal ai bater "forte", serve 2 pessoas e sobra um pouquinho ainda!

    1. Em geral conta-se 70-80gr de arroz por pessoa, considerando que vamos adicionar o camarão. Essa medida serve três pessoas comendo bem, mas se o pessoal ai bater “forte”, serve 2 pessoas e sobra um pouquinho ainda!

  24. Que receita maravilhosa! E super bem explicado, parabéns!!! Eu nunca nem tinha comido risoto, fiz e ficou uma delícia, obrigada!!!

  25. Fiz no aniversário do meu pai, foram aproximadamente 17 pessoas, ficou DIVINO !
    Perfeito !!!
    Obrigada, receita excelente !

  26. Olá Kelly! Parabéns pela praticidade e clareza em passar a receita! Eu gostaria de saber essa quantidade de arroz q fala quantas xícaras são?

  27. Olá Kelly!
    Muito fácil de seguir sua receita! Me ajudou muito!
    Ficou muito bom, mesmo sem a salsinha, que eu não tinha em casa. Acho que ficaria mais saboroso com ela!
    Usei 500ml caldo de legume que eu já tinha congelado e mais 500ml de caldo de peixe pronto Hondashi.
    O sabor ficou bem suave.
    Valeu!

  28. Eu fiz essa receita do risoto e ficou maravilhosa. Queria postar a foto do prato, mas não sei como aqui no comentário kkkkk. Obrigada pela receita.

  29. Quero agradecer por compartilhar a receita, está de nota 1000…Fiz no aniversário da minha mãe e foi um sucesso.

  30. Que mágico. Fiz e reconquistou a mulher que eu amo.
    Fisgada pelo estômago!

    Obrigado pela receita. Virei um chef gourmet.

  31. FIZ VÁRIAS VEZES, MARAVILHOSO. A UNICA COISA QUE MUDEI FOI O CALDO, FIZ COM LEGUMES FRESCOS FICOU DELICIOSO. OUTRA COISA QUE NÃO USEI FOI O ALHO, PQ SOU ALÉRGICA.

  32. Excelente receita, ficou delicioso! Fiz o caldo de camarão com a casca deles, acrescentei uns 4 no caldo, acrescentei um açafrão que veio do Irã, ficou delicioso!!! Obrigada pela receita

  33. Fiz duas vezes. Uma com camarão e outra com calabresa+bacon.
    Todos amaram!
    O caldo de legumes faz toda diferença.
    Parabéns pela receita.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.