Kefir – O que é?

O alimento de KEFIR é uma bebida fermentada rica nutricionamente e com muitos probióticos.

A palavra Kefir vem originalmente do turco Keif que significa “sentir-se bem / bem estar”. O Kefir é originário do Cáucaso, uma região que divide a Europa Oriental e a Ásia Ocidental, e a história conta que o povo daquela região teria recebido os grãos como presente de Alá, e por muito tempo foi conhecido como o grão da vida.

Os grãos eram colocados no leite de ovelha, vaca ou cabra e depois acondicionados em bolsas de couro/pele onde fermentava e se transformava em um iogurte azedo e levemente gaseificado. A longevidade das pessoas que viviam naquela região foi atrelada ao consumo do kefir.

O que é o KEFIR, afinal?

O KEFIR é na realidade uma colônia de leveduras e microorganismos, uma simbiose complexa de mais de 30 tipos de microflora que formam grão e o de leite tem a aparência muito semelhante a uma couve flor, já o de água parecem micro cristais na cor de caramelo. Conforme essa cultura fermenta o açúcar (do leite ou o adicionado à água), elas crescem e se proliferam, formando novos grãos e o processo é infinito.

KEFIR - O que é e seus benefícios para a saúde | temperando.com #kefir #probiotico

Na atualidade, muitas pesquisas e estudos apontam os benefícios do Kefir para a saúde, que tem propriedades antibióticas e antifúgicas. O KEFIR tem sido usado como tratamento de inúmeros problemas de saúde, como desordem metabólicas, alergias, má digestão, hipertensão, problemas cardíacos, tuberculose, câncer, AIDS, dentre outros.

No processo de fermentação o líquido de KEFIR fica nutricionalmente mais rico e cheio de probióticos. São mais de 30-40 tipo de lactobacilos/bactérias diferentes. Essas bactérias são capazes de repovoar o nosso intestino, pois elas conseguem resistir ao suco gástricos e sais biliares durante a digestão. Desta forma, chegam vivas em quantidade suficientes para promover efeitos benéficos, favorecendo o sistema imunológico e reduzindo, inclusive, a produção de substâncias potencialmente cancerígenas.

Estas bactérias contém muitas vitaminas, minerais, aminoácidos e enzimas. Particularmente cálcio, fósforo, magnésio, vitamina B2 eB12, vitamina K, A e D. Triptofano, um dos aminoácidos abundante no KEFIR é conhecido pelo seu tratamento da depressão e estresse, agindo no sistema nervoso.

Por ser rico em enzimas trás inúmeros benefícios para o organismo e por ter um efeito regulador, acaba te deixando muito mais saudável. Inclusive, em razão do processo de fermentação, a lactose presente no leite é reduzida, podendo ser consumido inclusive por intolerantes a lactose. (aqui é bom se informar e ver como o seu organismo reage).

Sobre os benefícios do KEFIR é só procurar mais na internet, tem muitos artigos e estudos relatando o quão benéfico ele é para o organismo.

O KEFIR não é comercializado e talvez a parte mais difícil seja conseguir os grãos, e há por ai muitos grupos de doação na internet, nas listas de doadores espalhados pelo Brasil em sites sobre Kefir ou em comunidades no Facebook e Instagram.

Como introduzir o KEFIR na alimentação?

Tanto o KEFIR quando qualquer outro alimento fermentado deveria ser incluído na dieta de todos e isso se dá de forma gradativa. O gosto do KEFIR pode não agradar no início, especialmente para as crianças, mas uma boa dica para introduzí-lo é tomndo adicionado às vitaminas, misturado com frutas.

O KEFIR de leite muito se assemelha ao iogurte, apesar de ter um gosto um pouco mais ácido, então pode levar um tempinho para acostumar.  O KEFIR de água tem um gostinho de fermentado e pode não ser agradável no início, mas ao longo do tempo acostuma, além do mais dá para misturar com frutas, suco de limão e outras preparações.

Com o KEFIR de leite ainda é possível fazer preparações, dessorar e fazer queijos o que aumenta ainda mais a gama de possibilidades para consumo e em um próximo post vou falar mais sobre isso.

Importante ressaltar, entretanto, que o KEFIR não pode ser aquecido acima de 40ºC pois perde todo o seu efeito probiótico.

O KEFIR de água pode ser consumido puro mesmo, logo após de ser coado ou ainda você pode adicionar sucos, frutas, chás para aromatizá-lo, buscando variações que mais lhe agradam.

Não existe uma quantidade diária recomendada nem mesmo uma contra-indicação quanto ao seu uso. Sugere-se de 1 a 4 copos de Kefir por dia, mas cada indivíduo é único, uma boa dica aqui é você se perguntar quanto de leite e derivados você consome ao dia e fazer a substituição por KEFIR. Você ainda pode variar entre o KEFIR de leite e o de água.

É importante salientar que, como qualquer alimento novo ao organismo o ideal é que você inicie o consumo em pequenas quantidades e vá aumentando o consumo ao longo dos dias até que seu corpo se adapte e você sinta os benefícios.  Inicie consumindo cerca de 1/4 de copo de KEFIR ao dia e vá aumentando gradativamente até atingir a quantidade adequada para você.

Você também pode encontrar mais informações no site Probióticos Brasil – <http://probioticosbrasil.wix.com/probioticosbrasil>.

Aguarde para mais posts sobre KEFIR em breve:

53 Comentários
  1. Eu já usei a muitos anos atrás mas perdi pois aconteceu um acidente e quebrou o vidro onde eles estavam e contaminou tive que jogar fora com muita dor mas agora estou querendo fazer uso de novo do kefir. Se alguém tiver e puder me enviar eu agradeço muito gostaria muito de adquirir Kefir

  2. Gostaria de adquirir tbm o kefir. Alguém pode me doar, com certeza farei tbm aos que desejarem. Obrigada!

  3. Boa noite!!

    Olha, achei fantástico os dois textos sobre o kefir de água, era tudo mesmo q gostaria de saber (sanou minhas dúvidas 🙂 )

    Tenho uma questão aki comigo. Minha filha é Alérgica à Proteína do leite de vaca. Será que ela pode tomar o kefir de água ou ele carrega pra sempre a proteína do leite, uma vez q foi dado início o cultivo com o leite!!!

    Preciso muito saber!!

    Obrigada 🙂

  4. Faço uso do kefir há mais ou menos seis meses. É fantástico!!! Amo!!!! E sou doadora.
    Moro no Rio de Janeiro, tenho kefir de leite para doar.

  5. Olá sou do Pará gostaria de uma doação de kefir. Achei fantástico kafir. Nunca tinha visto falar parece maravilhoso para a saúde.

  6. Gostaria muito de receber uma muda de Kefir. E fazer quantas duacoes for possível. Gostei muito das informações.

  7. Oi, gostaria de saber se posso bater o kefir com alimentos no processador por bastante tempo. se isso prejudica a característica funcional

    Obrigada

  8. Boa Tarde!

    Gostei muito da matéria , me ajudou muito.
    Recebi doação de um amigo hj, depois eu conto se consegui conser

  9. Olá amigos, tenho doação de Kefir, Kombucha e outros Probióticos e posso enviar pelos Correios para qualquer Cidade do Brasil.

    Se alguém precisar podem me chamar no meu Whatsapp: 42-998573691

    Tenho algumas mudas semanalmente.

    Tenho os seguintes Probióticos:

    Kefir de Leite, Kefir de Água, Kombucha, Iogurtes Infinitos: Caspio, Viili, Bulgaricus e Filmjolk.

    Qualquer coisa podem me chamar no meu Whatsapp: 42-998573691

  10. Alá doou os grãos e disse naquela época.

    “Esperem ao menos mil anos para misturar açucar refinado que faz super mal e magreçam”

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.