Risoto de Filé Mignon

Dia desses eu publiquei uma foto de risoto de filé mignon nas redes sociais e fez o maior sucesso. Todo mundo pediu se tinha a receita no blog e para o meu espanto não tem!!! “Como assim?!”- me perguntei. Esse é um dos pratos que eu faço sempre em casa, e acho que se você frequenta aqui em casa já deve ter provado alguma vez!!!

E para me redimir, hoje, no dia do aniversário do provador oficial das minhas tentativas na cozinha (o namorido – também conhecido como husband to be), venho trazer essa receitinha de risoto de filé mignon super saborosa, e um dos pratos preferidos dele.

Eu já mostrei em vídeo uma receita de Risoto de Camarão bem explicadinha com o passo a passo. A técnica do risoto é a mesma, adaptando agora para o filé mignon, ao invés do camarão, então se ficar alguma dúvida, assiste e usa a receita de hoje.

Para fazer esse risoto de filé mignon usamos tiras do filé, também conhecidas como emincé, que eu também já expliquei nesse vídeo aqui. Você pode comprar a peça inteira e fazer as tiras (que sai mais em conta), ou pedir comprar a quantidade de filé mignon já em tirinhas.

Tenho certeza que você vai gostar muito e não duvido que se torne um dos pratos favoritos da sua casa!

Receita de Risoto de Filé Mignon completa, aqui:

Imprimir

Risoto de Filé Mignon

  • Autor: Kelly – www.temperando.com
  • Preparo: 15
  • Tempo de Cozimento: 35
  • Tempo Total: 50 minutos
  • Rendimento: 4 1x

Scale

Ingredientes

  • 100gr de manteiga (40gr para iniciar o risoto+60gr -gelada e em cubos-para finalizar o risoto) + 1 colher de sopa de manteiga (para fritar o filé mignon)
  • 500 gr de filé mignon, em tiras
  • ½ cebola pequena, em cubos
  • 1 alho poró, fatiado finamente
  • 1 lata de tomates pelados, picado e com o suco
  • 1 xícara de arroz para risotto (arbóreo, carnarolli..)
  • 60 ml de vinho branco seco
  • 2 litros de caldo de carne (de preferência caseiro)
  • 70 gr de queijo parmesão
  • manjericão picado a gosto
  • sal e pimenta a gosto

Modo de Preparo

  1. Tempere o filé mignon com sal e pimenta e reserve.
  2. Aqueça o caldo de carne e mantenha aquecido o tempo todo da preparação (deixe em fogo baixo para não evaporar muito).
  3. Inicie fritando o filé mignon .Em uma frigideira aquecida coloque uma colher de manteiga e deixe derreter. Adicione o filé mignon não tudo, apenas o suficiente para cobrir o fundo da panela.
    Quando começar a fritar de um lado (ficar marronzinho), vire e deixe fritar do outro lado (é rápido). Não deixe cozinhar/fritar muito, queremos apenas dar uma selada na carne, sem que frite muito e fique ressecada.
    Coloque a carne já cozida em um papel alumínio, feche e reserve. Repita a operação até fritar toda a carne, mantendo depois no papel alumínio.
  4. Em uma panela de fundo grosso coloque 40gr de manteiga, adicione a cebola e o alho poró picados finamente e deixe suar (refogar sem dourar).
  5. Acrescente acrescente o arroz e mexa bem para envolver com o a cebola e o alho poró.
  6. Adicione o vinho e mexa até quase secar por completo.
  7. Acrescente os tomates picados e o suco que vem na lata. Mexa bem e na sequência adicione cerca de 2 conchas de caldo e mexa o arroz.
    Lembre-se de mexer nas laterais e no centro sempre. Quando estiver quase seco, adicione mais caldo e continue mexendo.
    Essa fase é importante, mexer o arroz e ir adicionando caldo aos pouco, isso ajuda a liberar o amido do arroz o que deixa o arroz cremoso (não precisa força – mexa levemente).
    Repita o processo quantas vezes forem necessárias até que o arroz esteja macio (tem que ir provando), vá adicionando caldo aos poucos (pode ser que não use todo o caldo).
  8. Quando o arroz estiver chegando no ponto (ficando macio), adicione a carne e todo o caldo que se formou dentro do papel alumínio, mexa bem para envolver com o arroz e continue cozinhando até que o arroz esteja macio/no ponto.
  9. Adicione o parmesão, mexa bem até que esteja bem derretido. Desligue o fogo.
  10. Acerte sal e pimenta e adicione o manjericão.
  11. Adicione 60 gr de manteiga em cubos e gelada e mexa vigorosamente para incorporar no arroz, isso ajudará a deixar mais cremoso e brilhante.
  12. Deixe descansar por uns 2 ou 3 minutos (pode tampar).
  13. Sirva.

NÃO PERCA NENHUMA DAS RECEITAS DO TEMPERANDO:
YOUTUBE  /  FACEBOOK  /  INSTAGRAM  /  GOOGLE+  / PINTEREST  /  TWITTER
VEJA MAIS RECEITAS AQUI

Gostou?!  Deixe um comentário ou uma sugestão e não se esqueça de curtir a Página do Temperando no Facebook e se Inscrever no Canal do Youtube! Siga também no Instagram @temperandoblog.

14 Comentários

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.