Leite de Inhame

Para quem tem intolerância à lactose ou à proteína do leite ou algum tipo de alergia as bebidas vegetais, também chamadas de leite vegetal, são excelentes opções. A variedade de leites vegetais é infinita: de nozes, amêndoas, arroz, aveia, coco e também leite de inhame, que é multifuncional e super nutritivo.

O inhame é um tubérculo pouco utilizado, mas é muito rico nutricionalmente com propriedades depurativas, desintoxicantes e anti-inflamatórias e deveria ser incorporado com mais frequência nas refeições, e essa é uma boa opção para começar a consumir o inhame e uma alternativa para uma bebida mais nutritiva.

Como fazer Leite de Inhame super fácill. Uma excelente alternativa de bebida vegetal para intolerantes a lactose | temperando.com #leitevegetal #intolerantes #receita #dieta

O INHAME é rico em vitamina A, C e do complexo B, em especial vitamina B6, que ajuda a reduzir riscos de doenças cardíacas. Além disso é fonte de potássio, cálcio e ferro e possui baixo índice glicêmico. Ajuda, ainda, a fortalecer o sistema imunológico, na prevenção de doenças, e tem propriedades anti-inflamatórias, dentre outros.

Ainda tem dúvidas de que é um super alimento para ser adicionado no seu dia a dia?

LEITE DE INHAME -- Como fazer Leite de Inhame super fácill. Uma excelente alternativa de bebida vegetal para intolerantes a lactose | temperando.com #leitevegetal #intolerantes #receita #dieta

E fazer os leites ou bebidas vegetais é super fácil. Basta, em geral, bater o vegetal pretendido com água e depois passar por uma peneira ou um pano bem limpo para separar o resíduo sólido. Eu comprei um coador de pano, desses de coar café, específico para coar os leites vegetais aqui em casa, já que não consumimos mais leite de vaca, a não ser para preparar o Kefir.

Como fazer Leite de Inhame super fácill. Uma excelente alternativa de bebida vegetal para intolerantes a lactose | temperando.com #leitevegetal #intolerantes #receita #dieta

Veja como fazer Leite de Inhame:

Receita completa de Leite de Inhame, aqui:

Imprimir

Leite de Inhame

  • Autor: Kelly - www.temperando.com

Scale

Ingredientes

  • 2 inhames médios (300gr ou 1 xícara bem cheia)
  • 3 xícaras de água morna (750ml), para preparar o leite
  • água o suficiente para deixar de molho

Modo de Preparo

  1. Descasque o inhame, corte em cubos grandes e coloque em um recipiente.
  2. Cubra com água e deixe de molho por 8 a 12 horas.
  3. Coe, descarte a água.
  4. Coloque o inhame dentro de um liquidificador e coloque a água morna.
  5. Bata por aproximadamente 3 minutos.
  6. Coe em uma peneira fina ou em um coador de pano (uma frauda ou um voal também fazem a mesma função).
  7. O leite está pronto. Pode ser armazenado por até 3 (três) dias na geladeira.
  8. O resíduo pode ser utilizado em preparações de bolos, cookies.


Notas

Você pode ainda fazer o leite com o inhame cozido, se preferir. Cozinhe o inhame descascado por 3 minutos e depois bata com água.

Gostou?! dá um joinha no vídeo! Deixe um comentário ou uma sugestão e não se esqueça de curtir a Página do Temperando no Facebook e se Inscrever no Canal do Youtube! Siga também no Instagram @temperandoblog.

LEITE DE INHAME -- Como fazer Leite de Inhame super fácill. Uma excelente alternativa de bebida vegetal para intolerantes a lactose | temperando.com #leitevegetal #intolerantes #receita #dieta

115 Comentários
  1. Boa tarde, gostei muito da sua receita do leite de inhame, mas gostaria de saber qual a vaidade desse leite. Tem q ser usado nas hora? Pode guardar por quanto tempo?

      1. Esse inhame é chamado de taro, portanto ele pode ser prejudicial a saúde utlizando ele cru. É só pesquisar na internet. Para usar cru tem que ser o cara.

  2. Oi! Estou querendo consumir mais leite vegetal. Até por conta do preço do leite de vaca. Me ficaram duas dúvidas;

    – Quando o grão, ou no caso, o inhame, estiver de molho, pode ser na geladeira?

    – Eu gosto muito de leite com café. Você acha que o leite vegetal pode ficar bom se adicionar café solúvel? Falo do solúvel pois acho que com o café coado pode ficar aguado.

    1. Oi Andreza, eu consumo somente leite vegetal em casa e com café coado mesmo. Já acostumei e vai do gosto viu. Gosto de fazer leite de coco e colocar com café, fica super gostoso. Você pode deixar de molho na geladeira sim, mas eu costumo deixar em temperatura ambiente mesmo!

  3. Oi Kelly,
    Como vc aconselharia para fazer o congelamento? (tipo: recipiente para congelar e a forma de guardar etc).
    Como vc faz o descongelamento dos leites vegetais?
    Achei super interessante a sua resposta sobre a possibilidade de congelamento, pois nunca fiz leite vegetal pelo tempo util em geladeira.
    As vezes fazemos receitas em pouca quantidade no dia a dia (tipo os paeszinhos low carb) e gostaria muito de usar um pouco de leite vegetal.
    Gostaria de abdicar de vez do leite de coco de garrafinha….
    bjos e parabéns pelo blog e canal.

    1. Oi Flavinha. Eu normalmente congelo em forminhas de gelo e depois coloco tudo dentro de um saco plástico. Conforme vou precisando eu retiro e descongelo. Quando vou fazer com café para tomar quente eu esquento no microondas para descongelar, mas vc pode deixar em temperatura ambiente até descongelar, ou dentro da geladeira durante a noite ou aquecer no fogão mesmo! Essa técnica de congelar facilita demais a vida. O leite de coco quando vou usar em receitas eu tiro as pedrinhas e jogo direto (por exemplo em uma sopa).

  4. Amei! Sou intolerante a lactose e adoro um mingau de aveia de manhã, mas não podia fazer, mas com esta receita vou poder comer meu mingau tranquilamente e ainda aproveitar todas as vitaminas do inhame.

      1. Eu uso o leite de inhame no mingal da minha filha de 5 anos. Esse leite não tira o sabos dos outros ingredientes então ela gosta.

          1. Só que tem que dar um fervida com bastante água de dois minutos com a panela destampada. Ou deixar de molho por 12 horas e jogar a água do molho fora.

  5. Olá, o inhame cru não tem propriedades tóxicas? Fico preocupada com o consumo do inhame cru para sucos, com o leite não daria no mesmo? Saberia dizer sobre isso. Grata pela atenção!

    1. o nhame Não deve ser consumido cru pois apresenta fatores anti nutricionais que impedem a captação de vitaminas e minerais, Deve-se cozinhar o nhame por 3 minutos antes do preparo

  6. por favor, você poderia me esclarecer se os tres minutos de cozimento são contados apos a agua estar fervendo . ou se conta os tres minutos logo que coloca o inhame na panela com a agua e logo apos ligar o fogo ?

    1. se vc for cozinhar na panela de pressao ,deixa 5 minutos e abra a panela depois que perdeu a pessao sozinha ,ai vc retira so os pedacos de inhame bata no liquidificador coa se quizer……esta pronto ara para tomar…

      1. O "cozimento" não é para cozinhar em si, é só tirar os antinutrientes. Se cozinhar demais ele fica muito grosso.

    1. O leite de inhame é sem graça, por isso, aconselho acrescentar morango ou outras frutas. Vale a pena fazer uso do leite de inhame! Conheço um amigo, que se livrou de uma doença grave, ao tratar-se com o inhame cru. E ele estava realmente muito mal.! Depois disso, ele passou a ter muita confiança nos poderes nutricionais desse tubérculo. Eu mesma, tinha muitas dores no corpo e depois que passei a fazer uso do leite de inhame as dores desapareceram.

  7. Por favor Kelly, gostaria de saber se posso substituir o leite comum (de vaca) com o leite de inhame nas receitas de bolos, pães etc. Fica a mesma coisa???

    1. Fica melhor pq o leite de inhame é nutritivo, porém. Vc precisa testar e ver se dará certo. Eu uso nas receitas de pao que comercializo, fica ótimo!

  8. Adorei o leite de inhame. Já fiz bolo de chocolate com cobertura usando o leite e ficou muito bom.
    Também tomei com capuccino.
    Vou experimentar fazer pão usando o leite de inhame.

  9. Gentem vou fazer o leite de inhame sei q vou gostar eu tomo suco de laranja da fruta com inhame é uma delícia bom pra aumentar a imunidade um inhame e suco de 4 laranjas coe e adoce a gosto tomo gelado eu tomo sem açúcar por ser mais saudavel.

      1. Fiz a sua receita, depois fervi o leite por uns 6 min, ficou com uma consistência grossa. Achei que não prestava mais. Que bom que achei essa pergunta e essa resposta aqui!

  10. Olá , esse fator anti nutricional do qual a Nutri Lu disse , deixando o inhame de molho e jogando a água fora , eliminamos isso , não ?!

  11. Bom dia

    Gostei muito das receitas. Parabéns!

    Um esclarecimento,por favor: para fazer o leite do inhame, somente deixando de molho de 8 a 12 horas, é suficiente para retirar os antinutrientes ou a fervura por 3 minutos é o que resolve?

    Obrigada

  12. Caramba, nem imaginava que isso poderia ser feito. Quero dizer, é a primeira vez que vejo isso. Será que é bom?
    Eu até pretendo parar de tomar o leite tradicional.

  13. Gostei muito mas devo usar com com café ? quanto ao aos resíduos faço purê , sopa, bolinho panqueca tudo que se faz com batata até mesmo inhoque.

  14. Oiii; quero mudar meu consumo de leite animal para o vegetal e vou começar pelo de inhame…. então estou com uma dúvida aqui. Posso cozinhar por 3 minutos e bater com a mesma água do cozimento? Fazendo isso não é necessário deixar de molho ? Obrigada .

  15. tenho 84 anos e agora não posso tomar leite de vaca de jeito nenhum. Me aconselharam a tomar leite de soja. Eu fiz, mesmo pondo chocolate ou café não goste. Vou experimentar o leite e inhame. Acho que agora vou acertar. Obrigada.

  16. Que maravilha!! Parei de consumir o leite tradicional pelos malefícios causados. Agora vou voltar a tomar leite. Gratidão. Deus abençoe pelas boas e belas postagens. Já estou sentindo o gostinho, vai ser sem açúcar pq o açúcar é um veneno e não entra em minha alimentação.

  17. Amei tudo isso.
    Minha gata de estimação, a Amora, tem problemas de imunidade baixa. Estou dando a ela leite de inhame. Está cada dia melhor.

  18. ALERGICOS: Fui fazer o leite e logo depois de descascar o inhame minha pele começou a ficar vermelha e coçar, eis que procuro
    no google descubro que o inhame cru pode ser alérgico para algumas pessoas! Por isso prefiram a opção cozida, especialmente se forem dar para uma criança, ou façam o teste na pele antes de ingerir ele cru…

  19. Eu tenho intolerância a lactose e costumo consumir esses leites industrializados próprios para quem tem esse problema. Vou tentar dar uma oportunidade para o leite de inhame. Vai que gosto.

  20. Fiquei sabendo que o leite de inhame cru devido ao oxalato pode fechar a glote e vir a obito isso procede? Posso toma lo cozido?

  21. O LEITE DE INHAME PODE SER CONSUMIDO DIARIAMENTE POR UM BEBE DE 8 MESES.
    MINHA NENEM TEM ALERGIA A PROTEINA DO LEITE DE VACA E NÃO ACEITOU DE FORMA NENHUMA O LEITE ESPECIAL NEOCATE A BASE DE AMINOACIDOS QUE É O MAIS INDICADO NESSES CASOS, A PEDIATRA RECEITOU, MAS ELE É HORRÍVEL….
    SERA QUE O LEITE DE INHAME VAI SER UMA BOA SUBSTITUIÇÃO PARA ELA?

  22. Senhora kelly, salute!
    Descasco o inhame, pico em rodelas e introduzo-as logo em seguida no liquidificador. Ligo por meio minuto. Pronto! Está pronto o leite que tomo todos os dias, misturado com café, pela manhã e com Nutren Senior sabor chocolate à noite antes de dormir.
    Porquê o trabalho de coar a calda de inhame? Recomendação de algum profissional da saúde?
    Meus melhores cumprimentos.

    Obs.: Não sou vegano

  23. Senhora Kelly!
    Salute!
    Descasco o inhame (300 g), pico em rodelas e introduzo-as no liquidificador com água. Ligo por 1 minuto. Logo em seguida completo o volume da calda assim obtida, com água, para uma garrafa de 1,5 l. Adiciono uma pitada de ácido cítrico cristalizado, agito bem e levo a garrafa à geladeira mantendo-a sempre lá.
    Com a calda preparo o meu café da manhã misturando-a com café e à noite com Nutre Senior sabor chocolate. Assim garanto ‘leite’ pronto por 4 dias na geladeira.
    Não entendi porquê a trabalheira de coar. É recomendaçao de algum prof da saúde? Precisa separar o resíduo?
    Meus melhores cumprimentos.

    Obs: Não sou vegano, mas há mais de vinte anos não tomo leite de vaca por conselho mêdico.

  24. Oi esse leite pode ser feito com outro tipo de inhame porquê na minha cidade não tem desse que esta na foto tem o outro que é grande

  25. Adorei essa matéria, já era fã do Inhame e de hoje em diante ele não irá faltar no meu cardápio diário. Obrigada por compartilhar informações tão úteis e saudáveis. Grande abraço.

  26. Olá! Pesquisando sobre o leite de inhame, ouvi dizer que o inhame cru tem uma toxina que nosso organismo tem dificuldade de processar”… seria o ideal fazê-lo cozido! Isso precede? O gosto do leite é diferente com o inhame cozido ou cru?

  27. UMA RESSALCA Q JA VI ATE MEDICOS E NUTRICIONISTAS ALERTAREM!!! O NHAME CRU É TOXICO!!!! COZINHE ANTES DE BATER P LEITE… PESQUISEM!!! MAS O LEITE É OTIMO E DURA ATE 3 DIAS NA GELADEIRA E PODE SER ESQUENTADO, E USADO COMO USAMOS O LEITE DE VACA!

  28. UMA RESSALVA Q JA VI ATE MEDICOS E NUTRICIONISTAS ALERTAREM!!! O NHAME CRU É TOXICO!!!! COZINHE ANTES DE BATER P LEITE… PESQUISEM!!! MAS O LEITE É OTIMO E DURA ATE 3 DIAS NA GELADEIRA E PODE SER ESQUENTADO, E USADO COMO USAMOS O LEITE DE VACA!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.