Leite de Inhame

Para quem tem intolerância à lactose ou à proteína do leite ou algum tipo de alergia as bebidas vegetais, também chamadas de leite vegetal, são excelentes opções. A variedade de leites vegetais é infinita: de nozes, amêndoas, arroz, aveia, coco e também leite de inhame, que é multifuncional e super nutritivo.

O inhame é um tubérculo pouco utilizado, mas é muito rico nutricionalmente com propriedades depurativas, desintoxicantes e anti-inflamatórias e deveria ser incorporado com mais frequência nas refeições, e essa é uma boa opção para começar a consumir o inhame e uma alternativa para uma bebida mais nutritiva.

Como fazer Leite de Inhame super fácill. Uma excelente alternativa de bebida vegetal para intolerantes a lactose | temperando.com #leitevegetal #intolerantes #receita #dieta

O INHAME é rico em vitamina A, C e do complexo B, em especial vitamina B6, que ajuda a reduzir riscos de doenças cardíacas. Além disso é fonte de potássio, cálcio e ferro e possui baixo índice glicêmico. Ajuda, ainda, a fortalecer o sistema imunológico, na prevenção de doenças, e tem propriedades anti-inflamatórias, dentre outros.

Ainda tem dúvidas de que é um super alimento para ser adicionado no seu dia a dia?

LEITE DE INHAME -- Como fazer Leite de Inhame super fácill. Uma excelente alternativa de bebida vegetal para intolerantes a lactose | temperando.com #leitevegetal #intolerantes #receita #dieta

E fazer os leites ou bebidas vegetais é super fácil. Basta, em geral, bater o vegetal pretendido com água e depois passar por uma peneira ou um pano bem limpo para separar o resíduo sólido. Eu comprei um coador de pano, desses de coar café, específico para coar os leites vegetais aqui em casa, já que não consumimos mais leite de vaca, a não ser para preparar o Kefir.

Como fazer Leite de Inhame super fácill. Uma excelente alternativa de bebida vegetal para intolerantes a lactose | temperando.com #leitevegetal #intolerantes #receita #dieta

Veja como fazer Leite de Inhame:

Receita completa de Leite de Inhame, aqui:

Imprimir

Leite de Inhame

  • Autor: Kelly - www.temperando.com

Scale

Ingredientes

  • 2 inhames médios (300gr ou 1 xícara bem cheia)
  • 3 xícaras de água morna (750ml), para preparar o leite
  • água o suficiente para deixar de molho

Modo de Preparo

  1. Descasque o inhame, corte em cubos grandes e coloque em um recipiente.
  2. Cubra com água e deixe de molho por 8 a 12 horas.
  3. Coe, descarte a água.
  4. Coloque o inhame dentro de um liquidificador e coloque a água morna.
  5. Bata por aproximadamente 3 minutos.
  6. Coe em uma peneira fina ou em um coador de pano (uma frauda ou um voal também fazem a mesma função).
  7. O leite está pronto. Pode ser armazenado por até 3 (três) dias na geladeira.
  8. O resíduo pode ser utilizado em preparações de bolos, cookies.


Notas

Você pode ainda fazer o leite com o inhame cozido, se preferir. Cozinhe o inhame descascado por 3 minutos e depois bata com água.

Gostou?! dá um joinha no vídeo! Deixe um comentário ou uma sugestão e não se esqueça de curtir a Página do Temperando no Facebook e se Inscrever no Canal do Youtube! Siga também no Instagram @temperandoblog.

LEITE DE INHAME -- Como fazer Leite de Inhame super fácill. Uma excelente alternativa de bebida vegetal para intolerantes a lactose | temperando.com #leitevegetal #intolerantes #receita #dieta

100 Comentários
  1. Boa tarde, gostei muito da sua receita do leite de inhame, mas gostaria de saber qual a vaidade desse leite. Tem q ser usado nas hora? Pode guardar por quanto tempo?

      1. Esse inhame é chamado de taro, portanto ele pode ser prejudicial a saúde utlizando ele cru. É só pesquisar na internet. Para usar cru tem que ser o cara.

  2. Oi! Estou querendo consumir mais leite vegetal. Até por conta do preço do leite de vaca. Me ficaram duas dúvidas;

    – Quando o grão, ou no caso, o inhame, estiver de molho, pode ser na geladeira?

    – Eu gosto muito de leite com café. Você acha que o leite vegetal pode ficar bom se adicionar café solúvel? Falo do solúvel pois acho que com o café coado pode ficar aguado.

    1. Oi Andreza, eu consumo somente leite vegetal em casa e com café coado mesmo. Já acostumei e vai do gosto viu. Gosto de fazer leite de coco e colocar com café, fica super gostoso. Você pode deixar de molho na geladeira sim, mas eu costumo deixar em temperatura ambiente mesmo!

  3. Oi Kelly,
    Como vc aconselharia para fazer o congelamento? (tipo: recipiente para congelar e a forma de guardar etc).
    Como vc faz o descongelamento dos leites vegetais?
    Achei super interessante a sua resposta sobre a possibilidade de congelamento, pois nunca fiz leite vegetal pelo tempo util em geladeira.
    As vezes fazemos receitas em pouca quantidade no dia a dia (tipo os paeszinhos low carb) e gostaria muito de usar um pouco de leite vegetal.
    Gostaria de abdicar de vez do leite de coco de garrafinha….
    bjos e parabéns pelo blog e canal.

    1. Oi Flavinha. Eu normalmente congelo em forminhas de gelo e depois coloco tudo dentro de um saco plástico. Conforme vou precisando eu retiro e descongelo. Quando vou fazer com café para tomar quente eu esquento no microondas para descongelar, mas vc pode deixar em temperatura ambiente até descongelar, ou dentro da geladeira durante a noite ou aquecer no fogão mesmo! Essa técnica de congelar facilita demais a vida. O leite de coco quando vou usar em receitas eu tiro as pedrinhas e jogo direto (por exemplo em uma sopa).

  4. Amei! Sou intolerante a lactose e adoro um mingau de aveia de manhã, mas não podia fazer, mas com esta receita vou poder comer meu mingau tranquilamente e ainda aproveitar todas as vitaminas do inhame.

      1. Eu uso o leite de inhame no mingal da minha filha de 5 anos. Esse leite não tira o sabos dos outros ingredientes então ela gosta.

          1. Só que tem que dar um fervida com bastante água de dois minutos com a panela destampada. Ou deixar de molho por 12 horas e jogar a água do molho fora.

  5. Olá, o inhame cru não tem propriedades tóxicas? Fico preocupada com o consumo do inhame cru para sucos, com o leite não daria no mesmo? Saberia dizer sobre isso. Grata pela atenção!

    1. o nhame Não deve ser consumido cru pois apresenta fatores anti nutricionais que impedem a captação de vitaminas e minerais, Deve-se cozinhar o nhame por 3 minutos antes do preparo

  6. por favor, você poderia me esclarecer se os tres minutos de cozimento são contados apos a agua estar fervendo . ou se conta os tres minutos logo que coloca o inhame na panela com a agua e logo apos ligar o fogo ?

    1. se vc for cozinhar na panela de pressao ,deixa 5 minutos e abra a panela depois que perdeu a pessao sozinha ,ai vc retira so os pedacos de inhame bata no liquidificador coa se quizer……esta pronto ara para tomar…

      1. O "cozimento" não é para cozinhar em si, é só tirar os antinutrientes. Se cozinhar demais ele fica muito grosso.

    1. O leite de inhame é sem graça, por isso, aconselho acrescentar morango ou outras frutas. Vale a pena fazer uso do leite de inhame! Conheço um amigo, que se livrou de uma doença grave, ao tratar-se com o inhame cru. E ele estava realmente muito mal.! Depois disso, ele passou a ter muita confiança nos poderes nutricionais desse tubérculo. Eu mesma, tinha muitas dores no corpo e depois que passei a fazer uso do leite de inhame as dores desapareceram.

  7. Por favor Kelly, gostaria de saber se posso substituir o leite comum (de vaca) com o leite de inhame nas receitas de bolos, pães etc. Fica a mesma coisa???

    1. Fica melhor pq o leite de inhame é nutritivo, porém. Vc precisa testar e ver se dará certo. Eu uso nas receitas de pao que comercializo, fica ótimo!

  8. Adorei o leite de inhame. Já fiz bolo de chocolate com cobertura usando o leite e ficou muito bom.
    Também tomei com capuccino.
    Vou experimentar fazer pão usando o leite de inhame.

  9. Gentem vou fazer o leite de inhame sei q vou gostar eu tomo suco de laranja da fruta com inhame é uma delícia bom pra aumentar a imunidade um inhame e suco de 4 laranjas coe e adoce a gosto tomo gelado eu tomo sem açúcar por ser mais saudavel.

      1. Fiz a sua receita, depois fervi o leite por uns 6 min, ficou com uma consistência grossa. Achei que não prestava mais. Que bom que achei essa pergunta e essa resposta aqui!

  10. Olá , esse fator anti nutricional do qual a Nutri Lu disse , deixando o inhame de molho e jogando a água fora , eliminamos isso , não ?!

  11. Bom dia

    Gostei muito das receitas. Parabéns!

    Um esclarecimento,por favor: para fazer o leite do inhame, somente deixando de molho de 8 a 12 horas, é suficiente para retirar os antinutrientes ou a fervura por 3 minutos é o que resolve?

    Obrigada

  12. Caramba, nem imaginava que isso poderia ser feito. Quero dizer, é a primeira vez que vejo isso. Será que é bom?
    Eu até pretendo parar de tomar o leite tradicional.

  13. Gostei muito mas devo usar com com café ? quanto ao aos resíduos faço purê , sopa, bolinho panqueca tudo que se faz com batata até mesmo inhoque.

  14. Oiii; quero mudar meu consumo de leite animal para o vegetal e vou começar pelo de inhame…. então estou com uma dúvida aqui. Posso cozinhar por 3 minutos e bater com a mesma água do cozimento? Fazendo isso não é necessário deixar de molho ? Obrigada .

  15. tenho 84 anos e agora não posso tomar leite de vaca de jeito nenhum. Me aconselharam a tomar leite de soja. Eu fiz, mesmo pondo chocolate ou café não goste. Vou experimentar o leite e inhame. Acho que agora vou acertar. Obrigada.

  16. Que maravilha!! Parei de consumir o leite tradicional pelos malefícios causados. Agora vou voltar a tomar leite. Gratidão. Deus abençoe pelas boas e belas postagens. Já estou sentindo o gostinho, vai ser sem açúcar pq o açúcar é um veneno e não entra em minha alimentação.

  17. Amei tudo isso.
    Minha gata de estimação, a Amora, tem problemas de imunidade baixa. Estou dando a ela leite de inhame. Está cada dia melhor.

  18. ALERGICOS: Fui fazer o leite e logo depois de descascar o inhame minha pele começou a ficar vermelha e coçar, eis que procuro
    no google descubro que o inhame cru pode ser alérgico para algumas pessoas! Por isso prefiram a opção cozida, especialmente se forem dar para uma criança, ou façam o teste na pele antes de ingerir ele cru…

  19. Eu tenho intolerância a lactose e costumo consumir esses leites industrializados próprios para quem tem esse problema. Vou tentar dar uma oportunidade para o leite de inhame. Vai que gosto.

  20. Fiquei sabendo que o leite de inhame cru devido ao oxalato pode fechar a glote e vir a obito isso procede? Posso toma lo cozido?

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.